Respostas
Resposta:
A América Central é uma região continental limitada ao norte pela Península de Iucatã, no México, e ao sul pela Colômbia. A região é dividida em América Central continental, que compreende uma faixa de terras emersas em uma posição entre a América do Norte e a América do Sul (Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá); e insular, formada por um grupo de ilhas localizadas no Mar do Caribe (Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico).
Um dos principais argumentos usados para designar a América Central como um continente é que a mesma está situada em uma placa tectônica diferente da placa norte-americana: a placa caribeana. Grande parte do continente é marcada por intensa atividade vulcânica, além de uma quantidade significativa de terremotos.
O clima predominante no continente é o tropical; regiões situadas em maiores altitudes são mais chuvosas. De fato, os índices pluviométricos na América Central são influenciados diretamente pela direção dos ventos e pela posição das zonas de convergência tropical.
A América Central possui uma economia tímida, baseada principalmente na agricultura, pecuária e extração de madeira. No ano de 1824, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica se uniram e fundaram os “Estados Unidos da América Central”, entretanto, devido a problemas administrativos e financeiros, o bloco foi desfeito em 1840. A pobreza é um dos principais problemas da América Central: na Nicarágua, por exemplo, 48% da população se encontra abaixo da linha de pobreza.