• Matéria: História
  • Autor: byancasantosf123
  • Perguntado 4 anos atrás

1- Trecho da carta de abertura dos portos brasileiros ao comercio com as nações amigas, assinada pelo príncipe regente Dom João, em 28 de janeiro de 1808. Leia-o com atenção. [...] Primeiro: que sejam admissíveis nas alfândegas do Brasil todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias transportados em navios estrangeiros das potências que conservam em paz e harmonia com minha Real Coroa, ou em navios dos meus vassalos, pagando por entrada vinte e quatro por cento; [...] Segundo: que não só os meus vassalos, mas também os sobreditos estrangeiros possam exportar para os Portos que bem lhes parecer a benefício do comércio e da agricultura, que tanto desejo promover, todos e quaisquer gêneros e produções coloniais, à exceção dos Pau-Brasil ou outros notoriamente estancados a- Responda com suas palavras: o que a carta determina?
b-interprete: qual(is) pais(és) D. João está excluindo quando diz: "Potências que se conservam em paz e harmonia com a minha Real Coroa"?​

Respostas

respondido por: juanels789
17

Resposta:

A Carta basicamente determina a abertura dos portos brasileiros para venda e comercio com nações estrangeiras , que antes os portos comercializavam somente com Portugal.

O que ele que dizer é que o comercio esta aberto as potências estrangeiras que estão em paz com Portugal , um exemplo é o Reino Unido principal aliado de Portugal.

Explicação:

Então , a carta excluía as nações hostis contra a coroa portuguesa como a França e seus aliados , que invadiram Portugal consequentemente provocando o exílio da família real.


samuelsouzasilva0403: 4g
samuelsouzasilva0403: 5g
samuelsouzasilva0403: alete
samuelsouzasilva0403: c0
erickfragnani: que
estherdsantos3: resumindo , qual é a resposta da B?
Perguntas similares