Respostas
Resposta:
O conhecimento científico ajuda-nos a desenvolver novas tecnologias, a resolver problemas de ordem prática, e a tomar decisões informadas — quer individualmente, quer coletivamente.
Explicação:
Benefícios da ciência
O processo da ciência é uma forma de acumular conhecimentos sobre o universo — construindo novas ideias que nos ajudam a compreender o mundo à nossa volta. Estas ideias são inerentemente provisórias mas, à medida que passam pelo processo da ciência uma e outra vez, e são testadas e reavaliadas de diferentes maneiras, aumenta o grau de confiança que nelas temos. Além disso, através deste mesmo processo iterativo, as ideias são modificadas, expandidas e recombinadas em explicações cada vez mais poderosas. Por exemplo, observações iniciais dos padrões hereditários das ervilhas de jardim puderam — ao longo de muitos anos e através do trabalho de muitos cientistas — levar ao vasto conhecimento que hoje possuímos no campo da genética. Por conseguinte, apesar do processo da ciência ser iterativo, tal não quer dizer que uma ideia esteja para ali a rodopiar continuamente. Em vez disso, este processo é usado de modo ativo para construir e integrar conhecimento científico.
Novos avanços tecnológicos podem levar a novas descobertas científicas.
Por exemplo, o desenvolvimento de tecnologias que permitem a cópia e sequenciação de ADN levou a desenvolvimentos importantes em muitos ramos da biologia, especialmente na reconstrução das relações evolucionárias entre organismos.
Novos avanços tecnológicos podem levar a novas descobertas científicas.
Aplicações potenciais podem motivar novas pesquisas científicas.
Por exemplo, a possibilidade de criar bactérias geneticamente modificadas, para a produção económica de fármacos de ponta a usar no combate ao paludismo, motivou um pesquisador a continuar os seus estudos na área da biologia sintética.
Potenciais aplicações podem motivar novas pesquisas científicas.
O processo da ciência e você
Este fluxograma representa o processo formal da ciência mas, de facto, muitos aspetos deste processo são relevantes para toda a gente e podem ser usados na vida do dia a dia — mesmo que você não seja um cientista amador ou profissional. Obviamente, alguns elementos do processo aplicam-se na realidade apenas no campo da ciência propriamente dita (por exemplo, publicação, ou feedback por parte da comunidade científica), mas outros podem ser facilmente aplicáveis em situações que encontramos todos os dias (por exemplo, levantar questões, recolher evidência, resolver problemas de ordem prática). Uma compreensão do processo da ciência pode ajudar qualquer pessoa a desenvolver uma perspetiva científica da vida.
Para descobrir como desenvolver uma atitude científica, visite Um modo científico de ver a vida: O kit de ferramentas de ciência.