O primeiro projeto de Constituição do país foi elaborado por uma Assembleia Constituinte, em 1823. Durante a elaboração, ocorreram disputas de poderes entre correntes politicas opostas. Uma delas, o Partido Portugués, a outra, o Partido Brasileiro. No quadro a seguir relacione o que cada uma desses partidos defendia partido português
Respostas
Resposta:
alguém por favorrr
Explicação:
O Partido Português foi um agrupamento político brasileiro criado em 1822, ligado à figura do Imperador D. Pedro I e defensor dos interesses da alta burocracia do Estado e dos comerciantes portugueses ligados ao antigo comércio colonial.
Partido Português, defensor da relação com o rei e a colonização, que tinha como principal líder o ouvidor Mariano José de Brito Lima, e reunia a população de origem portuguesa da cidade; e um Partido Brasileiro, liderada pelo cel. Joaquim José do Rego Barros, que defendia ideias liberais e abraçava a população nascida na colônia.
Ambos os partidos, no entanto, envolvem apenas a elite da cidade, comerciantes, donos de engenho, senhores de escravos, são eles que participam destes dois partidos em conflito. A rusga se intensificou nas eleições de 3 de dezembro de 1821.
O Partido Brasileiro ganhou os sete lugares para a Junta Governativa composta por um presidente, Joaquim José do Rego Barros; um secretário, Manuel de Melo Montenegro Pessoa e cinco conselheiros, padre Francisco Antônio Lumache de Melo, cel. Luís de Albuquerque Maranhão, cap. Antônio de Rocha Bezerra, sgt-mor Manuel Antônio Moreira e cap. Manuel de Medeiros Rocha. No entanto, em 7 de fevereiro de 1822, incitados pelo Partido Português (que acusava de irregularidades porque a Junta deveria ter apenas cinco membros e não sete) o Batalhão de Linha da cidade ameaçou intervir se o Senado da Câmara não elegesse uma nova junta, com membros apenas do Partido Português. O Senado atendeu o pedido, votando a ilegitimidade da junta por causa de suas inclinações para a separação do Brasil de Portugal, como diz Tavares de Lira.