Respostas
A taxa de dependência energética da UE em 2017 foi de 55%, o que significa que mais de metade da energia necessária nos 28 Estados-membros teve de ser coberta por importações. Destas, quase dois terços foram petróleo e derivados, seguindo-se o gás natural (26%) e os combustíveis fósseis sólidos, como o carvão (8%).
Actualmente os gastos em importações de Petróleo equivalem a 2,4% do PIB da UE, representando a importação de Energia cerca de 50% das necessidades energéticas da Europa. Em 2030, se nada for feito até lá, 70% da Energia consumida na Europa será importada, representando a "fatia Petróleo" cerca de 94% desta.
energia nuclear
energia nuclear: é a principal fonte de energia usada na Europa.
Matérias-primas para a produção de energia elétrica estão cada vez mais caras e escassas, especialmente o petróleo. Na constante busca por fontes energéticas, nações emergentes e desenvolvidas usam velhas aliadas: as usinas atômicas.
Os combustíveis fósseis continuam a dominar o universo dos combustíveis: cerca de 77% das necessidades energéticas do europeu médio são satisfeitas com recurso ao petróleo, ao gás e ao carvão.