Respostas
Resposta:
O livro “A Volta ao Mundo em 80 dias”, escrito pelo francês Júlio Verne, é precursor da vontade de se aventurar pelo globo que afeta muita gente. Pelo menos foi o meu. Quando era criança, ganhei uma edição ilustrada do livro, que contava histórias dos lugares por onde o personagem passou e ainda tinha fotos lindas.
O resumo da história é o seguinte: em 1873, um refinado cavalheiro inglês, Phileas Fogg, cuja vida era tão certinha quanto chata, fez uma aposta com seus companheiros de um clube exclusivo que frequentava em Londres. Ele garantiu que seria possível dar a volta ao mundo em 80 dias. Em troca do feito, receberia 20 mil libras. Mais preocupado em honrar sua palavra do que com o prêmio, partiu mundo afora com seu mordomo recém-contratado, Passepartout.
A primeira pessoa que conseguiu quebrar o recorde fictício criado por Verne foi a jornalista Nellie Bly, que deu a volta ao mundo, partindo de Nova York, em 1889. Sua viagem levou 72 dias. Eu contei essa história aqui!
Por mais que muita gente já saiba o final do livro, não darei spoilers sobre as aventuras do Phileas aqui. Basta saber que no caminho ele teve problemas com o sistema de trens da Índia, perdeu navios, dinheiro, encontrou o amor de sua vida, foi perseguido por um detetive da polícia e se confundiu com o fuso horário.
Uma aventura cheia de perrengues e boas histórias, como em qualquer volta ao mundo digna do nome.
Saiba mais:
• O que fazer em Liverpool, Inglaterra: roteiro dos Beatles e outras dicas
• Onde comer e beber em Liverpool: 12 dicas de restaurantes, pubs e cafés
• 4 pints, 5 fantasmas e a história milenar do pub inglês
Por que Phileas Fogg decidiu dar uma volta ao mundo em 80 dias?
Muita gente se pergunta: por que Phileas Fogg decidiu dar uma volta ao mundo em 80 dias? Enquanto jogava cartas com seus companheiros do Reform Club, uma conversa sobre um roubo de banco levou os cavalheiros a discutirem sobre como o mundo do final do século 19 parecia estar diminuindo com o avanço das tecnologias de transporte.
Baseados numa matéria do jornal Daily Telegraph, eles debatiam a possibilidade de dar a volta ao mundo em 80 dias. E é por isso que Fogg decide apostar com os companheiros, dizendo que consegue fazer a viagem. No mesmo dia, ele parte para a aventura com seu valete Passepartout.
“Esta noite mesmo, respondeu Phileas Fogg. Portanto, acrescentou ele consultando um calendário de bolso, já que hoje é quarta feira 2 de outubro, deverei estar de volta a Londres, a este mesmo salão do Reform Club, no sábado 21 de dezembro, às oito e quarenta e cinco da noite, caso contrário as vinte mil libras depositadas atualmente no meu crédito com os Irmãos Baring lhes pertencerão de fato e de direito, senhores. — Eis aqui um cheque de tal soma.” (A Volta ao Mundo em 80 dias, capítulo III, Julio Verne. Tradução: Teotonio Simões)
Explicação: