"Deve-se identificar as questões mais interessantes que o tema levanta, ou que a ele estejam relacionadas, e que serão abordadas pelo trabalho. Um problema implica uma ou mais dúvidas ou dificuldades em relação ao tema, que você se proporá a resolver. Formulá-lo, portanto, deve envolver perguntas, às quais o trabalho procurará responder. Logo, os problemas são mais específicos que o tema". MATTAR, João. Metodologia científica na era digital. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2017. Considerando o Problema de Pesquisa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. É por meio dele que constituem as supostas e provisórias respostas referentes da hipótese. PORQUE II. Nesta etapa, a pesquisa é dividida em partes, com a previsão do tempo necessário entre uma fase e outra. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Problema:
A formulação do problema deve se prender ao tema proposto, deve esclarecer a dificuldade específica com a qual se defronta o pesquisador e o que pretende resolver por meio da pesquisa. Deve ser interrogativa, precisa e objetiva; ter uma solução viável; apresentar uma relação entre duas ou mais variáveis; ser resultado de revisão de literatura e reflexão pessoal. O problema consiste em um enunciado apresentado de forma clara, de modo compreensivo e operacional, em que o melhor modo de solução é uma pesquisa ou se dá por processos científicos.
Hipóteses
As hipóteses constituem supostas e provisórias respostas ao problema. A resposta principal é chamada de hipótese básica, podendo ser complementada por outras, que recebem o nome de secundárias.
Cronograma
A pesquisa deve ser dividida em partes, com a previsão do tempo necessário entre uma fase e outra. No cronograma, o pesquisador dimensiona cada uma das fases do desenvolvimento da pesquisa, no tempo disponível para sua execução.Geralmente, os cronogramas são divididos em meses (GIL, 2002).
A alternativa 3 é a que melhor apresenta o problema de pesquisa, já que a pesquisa é dividida em partes mas sem previsão de tempo necessário.
O texto fala sobre o problema de pesquisa, que se divide em algumas áreas, dentre as quais podemos destacar:
- O campo da natureza: que engloba as pesquisas observacionais;
- Experimentais;
- A de finalidade:
- Tendo a pesquisa básica e a aplicada;
- A de forma de abordagem que une;
- A pesquisa quantitativa, qualitativa, descritiva e analítica.
Assim, a partir do problema de pesquisa, o pesquisador pode laborar através da pesquisa bibliográfica os instrumentos que irá utilizar dentro do trabalho científico.
Por fim, podemos escolher nesta etapa dois campos: a pesquisa quantitativa que mensura os resultados a partir de índices em uma escala numérica e a observacional que busca utilizar o caráter investigativo para obter resultados.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/9981200