As cadeias de abastecimento alimentar curtas e os agricultores familiares locais, que não conseguiram fazer parte das cadeias produtivas globais por diversos motivos (por exemplo, baixa capacidade de produção, preços não competitivos etc.), foram afetados negativamente pela expansão do mercado e pela globalização.
Considerado esse cenário hegemônico na comercialização de alimentos do Brasil, parcela dos agricultores familiares buscam canais alternativos de comercialização, priorizando as vendas diretas ao consumidor e as cadeias curtas de comercialização, utilizando as feiras livres como principal estratégia de inserção no mercado. As vendas diretas ao consumidor, a exemplo das feiras livres, são fundamentais para a reprodução destas famílias de agricultores, frequentemente em vulnerabilidade social.
É neste contexto que se insere o conceito de cadeias curtas ou circuitos curtos de comercialização de alimentos, os quais aproximam produtores e consumidores de alimentos. Ao se inserir nos circuitos curtos, os agricultores familiares comercializam principalmente alimentos produzidos nas hortas da família ou a partir da agroindustrialização. O termo “curto” se relaciona com a proximidade entre produção e consumo, funcionando como alternativa às cadeias hegemônicas na produção, distribuição e consumo de alimentos.
BREITENBACH, Raquel. Estratégias de enfrentamento dos efeitos da pandemia na agricultura familiar. Desafio Online, Campo Grande, v.9, n.1, Jan./Abr. 2021. (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As transformações ocorridas no mercado prejudicaram o desenvolvimento da agricultura familiar, levando os trabalhadores do ramo a buscarem por novas formas de comercializar seus produtos.
PORQUE
II. Entre as alternativas encontradas está a inserção em feiras livres e atuação em cadeias curtas de comercialização de alimentos, o que possibilitou a hegemonia da agricultura familiar no mercado global.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
cplima11:
a agricultura familiar não possui hegemonia no mercado global,justamente contrario, portanto a assertiva II está incorreta.
respondido por:
4
Resposta:
I verdadeira e II falsa
Explicação:
A agricultura familiar não possui hegemonia no mercado global.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás