Respostas
A explicação para esse fato está no atrito estático.
A força de atrito surge quando atritamos um objeto contra uma superfície. Ao empurrar uma mesa ou cadeira, os pés dessa são atritados ao chão, e surge a força que atrito, que é contrária ao movimento, como uma resistência.
Existem dois tipos de atrito: estático e cinético. O atrito estático está ligado à força que você deve fazer para tirar um objeto da inércia, e o cinético é a força necessária para manter esse corpo em movimento. O atrito estático máximo SEMPRE será maior que o cinético, e é ele que nos justifica o porquê de empurrar objetos pesados ser mais difícil.
Podemos calcular a Força de Atrito Estática Máxima por:
sendo
➯ FATe = Força de atrito estático;
➯ N = força normal do corpo;
➯ μ = coeficiente de atrito estático;
A força de atrito está indiretamente ligada à massa: quanto maior a massa, maior será o atrito. Quando calculamos a força normal de um corpo, que é uma reação à compressão de uma superfície, usamos a massa. Na maioria dos exercícios, força Normal e Força peso são iguais, salvo questões de plano inclinado. Logo, podemos calcular normal e peso da mesma forma:
A aceleração da gravidade é constante, então quanto maior a massa, maior a normal. Voltando à formula de atrito, como o mi estático é constante, quanto maior a massa, maior será a força de atrito estático, e também será mais difícil tirar esse corpo da inércia e mantê-lo em movimento.
Dessa forma, empurrar uma mesa pesada é mais difícil do que empurrar uma cadeira leve devido à resistência ao movimento proporcionada pelo atrito com o chão, chamada de força de atrito.
Saiba mais sobre atrito em:
https://brainly.com.br/tarefa/31078211
Espero ter ajudado!