A união do radical isobutil com o radical isopropil forma um composto orgânico, cuja nomenglatura IUPAC encontra-se na alternativa:
a)3-Metil-hexano
b)2,2-dimetil-pentano
c)2,2,3-trimetil-butano
d)2-etil-hexano
e)2,4-dimetil-pentano
Obsevação: Preciso dos dados dos 2 radicais, e da elaboração da questão completa.
Respostas
Isopropril -> CH3-CH-CH3
Isobutil + Isopropril:
CH3 - CH - CH2 - CH - CH3
| |
CH3 CH3
Alternativa correta -> e)2,4 - dimetil - pentano
O nome do composto criado a partir da reação entre isopropil e isobutil é o 2,4-dimetil-pentano. Portanto, a alternativa correta é e).
Como funciona as reações químicas e suas nomenclaturas?
Para resolver esse exercício, devemos nos relembrar quais compostos são isopropil e isobutil. Para isso, observe as estruturas químicas que estão na imagem anexada, na qual isopropil está representado de azul e isobutil em vermelho.
Sabendo de suas estruturas, a reação química entre eles seria basicamente a "união" das extremidades onde os radicais (R) estariam - como também pode ser observado na imagem anexada. Após isso, obtemos o composto de nome desconhecido que possui 7 carbonos.
Para nomeá-lo, devemos utilizar as regras de nomenclatura IUPAC. Então, temos:
- Passo 1. Contar a quantidade de carbonos da cadeia principal
Devemos observar a cadeia principal e contar a quantidade de carbonos. Observando a imagem, é possível reparar que há 5 carbonos na cadeia principal sem nenhuma ligação dupla. Portanto, sabemos que terá "pentano" no nome.
- Passo 2. Observar os radicais
Os radicais são os carbonos "pendurados" na cadeia principal. Nesse composto, podemos observar que há dois grupamentos metil () localizados nos carbonos 2 e 4 da cadeia principal. Portanto, sabemos que terá "2,4-dimetil" no nome.
- Passo 3. Unir os nomes
Sabemos as duas partes do nome, agora basta unir e encontrar o nome final do composto (2,4-dimetil + pentano). Portanto, temos:
2,4-dimetil-pentano
Saiba mais sobre reações químicas em: brainly.com.br/tarefa/5390912
#SPJ2
se alguem puder me ajudar