Quais os cuidados e recomendações existem para com as águas subterrâneas em relação ao meio ambiente
Respostas
Resposta:
Assim como os rios sofrem com lançamento de esgoto sem tratamento e lixo, as águas subterrâneas também preocupam quando o assunto é poluição e contaminação — até mais do que os rios. Isso ocorre porque elas demoram mais para se tornarem poluídas, mas também demoram mais para serem recuperadas. Uma vez contaminadas, o prazo para que se tornem limpas novamente é de décadas.
Em uma cidade sem serviços de saneamento básico, com esgoto correndo a céu aberto, sem coleta e tratamento, em que a população recorre ao uso de fossas, a abertura de poços sem controle é garantia de contaminação. Para evitar esse tipo de problema e também a escassez, é preciso seguir rigorosas normas técnicas e ambientais.
Em resumo, a ausência de serviços de saneamento, o descarte incorreto de lixo e a poluição geram efeitos negativos às águas subterrâneas, ocasionando, sobretudo, a disseminação de doenças para a população. Isso demonstra a grande necessidade de investir em cuidados específicos para a proteção dos mananciais, sejam eles superficiais ou suterrâneos.
Explicação:
Espero ter ajudado!!