A REVOLTA DA VACINA.
A chamada "Revolta da Vacina" foi uma oposição popular ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. A revolta ocorreu como uma reação popular à campanha da vacinação obrigatória, posta em prática pelo sanitarista Oswaldo Cruz. A revolta começou quando a população ficou sabendo que haveria uma vacinação obrigatória geral, e as autoridade policiais tinham autorização para entrar nas casa à força e igualmente a força deter e vacinar quaisquer de seus habitantes, conforme fosse necessário. A falta de divulgação da natureza da vacina, seus efeitos benéficos, em conjunto com a truculência das autoridades, e o fato da vacina ser feita microrganismo atenuado ou mortos e fragmentos de microrganismo foram as principais razões pelas quais a população se revoltassem. Apesar da revolta, a campanha foi um absoluto sucesso em seus objetivos, e dentro de poucos anos avaríola estava completamente erradicada no Rio de Janeiro, momento no qual o programa foi sendo lentamente expandido até a erradicação completa da varíola no Brasil na década de 1970. Além de uma conjuntura política complicada, naquela época, a população ainda não estava esclarecida sobre a maneira como a vacina atua no organismo.
h t t p s://w w w.e d u c a m a i sb r a s i l.c o m.b r/e n e m/h i s t o r i a/r e v o l t a-d a-v a c i n a
VAMOS PRATICAR.
1) De acordo com o texto, por que a população daquela época ficou com medo da aplicação de vacinas para a prevenção de surtos de doenças?
2) O texto acima informa que a população daquela época ficou com medo da aplicação de vacinas para a prevenção de surtos de doenças. Atualmente, a maioria dos municípios brasileiros enfrentam um problema para o avanço da vacinação contra a Covid-19. Das vacinas disponíveis no Brasil, a pesquisa constatou que a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é a mais recusada por essas pessoas. Diante da afirmação acima, justifique o possível motivo dessa rejeição a vacina coronavac.
Reportagem disponível em: h t t p s://s a u d e.i g.c o m.b r/2 0 2 1-0 7-1 6/c o r o n a v a c-e-a-m a i s-r e c u s a d a-p e l o s-s o m m e l i e r s-d e-v a c i n a--d i z-p e s q u i s a.h t m l
3) Explique o motivo da grande eficácia das vacinas para a promoção da saúde individual e para a população em geral.
Respostas
Sobre a questão das vacinas e o medo das pessoas em receber esses imunizantes:
➯ 1) Principalmente a falta de informação;
➯ 2) Notícias falsas;
➯ 3) Preparação do organismo para combater o patógeno.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
- De forma mais aprofundada:
1) De acordo com o texto, o que causou medo na população em relação às vacinas foi principalmente a falta de informação, a falta de divulgação da natureza das vacinas (como ela é feita), seus efeitos benéficos, juntamente com a brutalidade com a qual as autoridades tratavam o assunto (imposição/obrigação) e o fato da vacina ser feita com vírus atenuados, mortos ou fragmentados.
2) O possível motivo da rejeição da vacina Coronavac são as inúmeras notícias falsas que circularam pelas redes sociais e assustaram a população aliada à falta de informação (como na época da revolta da vacina).
3) As vacinas contendo o vírus atenuado ou morto fazem o corpo criar anticorpos e células de memória para aquele patógeno específico e preparar o organismo caso a pessoa seja infectada. Assim, quando o vírus, por exemplo do Sars-CoV-02, entrar na pessoa o sistema imunológico do indivíduo irá atuar para eliminar o vírus. Dessa maneira, não só o indivíduo, mas também a população em geral fica protegida.
Vale destacar que as vacinas da Covid protegem a pessoa dos sintomas mais graves.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Venha estudar mais sobre vacinas em:
https://brainly.com.br/tarefa/39640847