Duas operações são críticas na fase de análise de um programa para implantação da gestão do conhecimento: uma é a auditoria e a outra é o mapeamento do conhecimento existente na organização.
(Fonte: GUTIÉRREZ, Mário Pérez-Montoro. O conhecimento e sua gestão em organizações. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT-UNESCO, 2006. p. 117-138)
Assinale a alternativa que está associada à auditoria do conhecimento:
Respostas
Resposta:
a resposta é:
e) Identificar os conhecimentos necessários.
Explicação:
• Fase de análise: duas operações são críticas nesse momento: a auditoria e o mapeamento do conhecimento. Na auditoria do conhecimento, identificam-se os conhecimentos necessários, que são os resultados para alcançar os objetivos. Não há metodologia única e padronizada para essa finalidade, pois depende das características de cada organização. A auditoria pode ser realizada por meio de um questionário ou entrevista com pessoas em posições-chave. Em seguida, pelo mapeamento, é possível fazer a compilação dos conhecimentos, das fontes (pessoas ou documentos) em que se encontram e do fluxo dos conhecimentos. A análise se completa com a comparação entre o resultado da auditoria e o resultado do mapa de conhecimento, identificando-se as lacunas da organização em termos de conhecimento para se alcançar os objetivos. Essa análise poderá determinar o conhecimento que poderá ser descartado porque a organização não se interessa mais por esse tipo de investimento material ou humano e, também, em tomar decisões para as fases de implantação da GC (GUTIÉRREZ, 2006).
Resposta:
e) Identificar os conhecimentos necessários.
Explicação: corrigido pelo ava