(UNESP) "Nossa milícia, Senhor, é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição."(Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.)De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que
a) os bandeirantes possuíam tropas de mercenários, pagas pela metrópole, com o objetivo de exterminar indigenas.
b) havia proibição oficial de capturar Indios para a escravização e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos pelos colonos e pelos espanhois.
c) os exércitos portugueses, organizados na colonia, tinham a particularidade de serem compostos por indígenas especializados em destruir quilombos.
d) algumas tribos indígenas ameaçavam a segurança dos colonos e a bandeiras eram tropas encarregadas de transportar os nativos para as redupães religiosas e) muitas das bandeiras paulistas eram constituidas por exércitos particulares, especializados em exterminare capturar indigenas para serem escravizados
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
alternativa E
Explicação:
Salientado o trecho do documento em que se faz referência à “à conquista do gentio bravo”, observamos a ação dos bandeirantes contra as comunidades indígenas localizadas no sertão do Brasil. Visando a obtenção de força de trabalho e lucro comercial, os bandeirantes não poupavam esforços em perseguirem os nativos e transformá-los em escravos. De tal modo, percebemos que a violência e o conflito integravam o cotidiano dessas figuras do mundo colonial.
espero ter ajudado bons estudos!!! : )
19072007:
obg pela melhor resposta
respondido por:
1
Resposta:
Resposta: E
"muitas das bandeiras paulistas eram constituídos por exércitos particulares especializados em exterminara capturar indígenas para serem escravizadas"
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás