Com o avanço de novas tecnologias, estudos e pesquisas que envolviam a alfabetização de crianças surdas, o Brasil elaborou diversas leis para contemplar a inserção dessas pessoas na sociedade. Uma dessas leis foi a Política Nacional de Educação Especial, elaborada em 1994.
NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I. N.; SOARES, B. I. N. LIBRAS. Maringá: Unicesumar. Adaptado.
Baseando-se em seus conhecimentos sobre as políticas públicas de inclusão de pessoas surdas no país, avalie as afirmações a seguir:
I. As políticas públicas criaram-se com o objetivo de integrar a comunidade surda à sociedade.
II. Um de seus objetivos contemplava o atendimento extraordinário em classes e escolas especiais ao atendimento preferencial na rede regular de ensino.
III. A especialização e formação continuada de professores para que estes, não deixassem de acompanhar e realizar o ensino e alfabetização da comunidade surda no Brasil.
IV. O processo de criação de leis era todo estudado e elaborado por pessoas reconhecidas da comunidade surda no Brasil e no mundo. Havia um Conselho Federal composto apenas por pessoas surdas que ditavam as leis e políticas públicas do país.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Alternativa correta.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
O desenvolvimento de políticas públicas para a população surda no Brasil tem sido implementado como forma de atender às necessidades desta comunidade.
Com isso, criou-se uma série de elementos para representar a comunidade surda, como o Conselho Federal, assim como o investimento em especialização e capacitação de professores, como forma de garantir o acesso à inclusão destas pessoas em nossa sociedade.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás