Respostas
Resposta:
O citoplasma é uma região da célula localizada entre o núcleo e a membrana plasmática. Ele é composto por um líquido viscoso e transparente chamado de citosol.
Já na parte central da célula, onde está situado o endoplasma, apresenta uma consistência mais fluida.
espero ter ajudado. :)
Resposta:
O citoplasma é a porção da célula localizada entre o núcleo e a membrana celular. O citoplasma contém uma parte fluida denominada citosol, em que há várias estruturas mergulhadas, denominadas organóides. O citosol é constituído por água, proteínas, sais e açucares e tem aspecto gelatinoso, viscoso.
Explicação:
Características gerais das células
Pode-se classificá-las em células procarióticas e eucarióticas. As primeiras, que incluem bactérias e algas verde-azuladas, são células pequenas, de 1 a 5 µm de diâmetro, e de estrutura simples. O material genético (ADN) não está rodeado por nenhuma membrana que o separe do resto da célula. As células eucarióticas, que formam os demais organismos vivos, são muito maiores (medem entre 10 a 50 µm de comprimento) e têm o material genético envolto por uma membrana que forma um órgão esférico importante chamado de núcleo. Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana — chamada membrana plasmática — que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma. Quase todas as células bacterianas e vegetais estão também encapsuladas numa parede celular grossa e sólida, composta de polissacarídeos, externa à membrana plasmática. Todas as células contêm informação hereditária codificada em moléculas de ácido desoxirribonucléico (ADN); esta informação dirige a atividade da célula e assegura a reprodução e a transmissão dos caracteres à descendência.
Núcleo: é o órgão mais importante em quase todas as células animais e vegetais; éna O retículo endoplasmático é uma rede de bolsas ou tubos membranosos, em que há transporte de substâncias pelo citoplasma e também produção de várias substâncias, como o colesterol e a lecitina. As mitocôndrias são estruturas que utilizam açúcares e gás oxigênio para produzir energia em um processo denominado respiração celular.
Os peroxissomos são estruturas que degradam compostos tóxicos.
Os vacúolos digestivo são estruturas onde ocorrem a digestão intracelular.
Celula
O núcleo e a informação hereditária
O núcleo armazena milhares de instruções para a síntese de proteínas celulares; essas proteínas comandam praticamente todas as atividades da célula. O núcleo é formado por membrana, carioplasma, nucléolo e cromossomos.
A membrana nuclear separa o citoplasma do conteúdo do núcleo e permite o intercâmbio de substâncias entre essas regiões celulares.
O carioplasma ou suco nuclear contém proteínas e enzimas necessárias para que o núcleo efetue suas funções.
O nucléolo é um corpo esférico sem membrana, constituído por proteínas e pequenos fragmentos de RNA ( ácido ribonucléico). O núcleo participa na divisão celular e na formação de estruturas como cílios e flagelos.
Os cromossomos são as estruturas que guardam a informação genética dos organismos.
Cromossomos
Os cromossomos
Os cromossomos são constituídos de ácido desoxirribonucléico ( DNA ) e proteínas. A principal função dos cromossomos é guardar a informação hereditária, ou seja, as características passadas de geração a geração. Essas informações estão contidas no DNA. A informação hereditária é uma instrução específica em forma de código para a síntese de proteínas. Segmentos de DNA que têm essas instruções são denominados genes.
Segmentos de DNA
Divisão celular
Célula
Todas as células de qualquer planta ou animal surgiram a partir de uma única célula inicial — o óvulo fecundado — por um processo de divisão. O óvulo fecundado divide-se e forma duas células-filhas idênticas, cada uma das quais contém um jogo de cromossomos igual ao da célula parental. Depois, cada uma das células-filhas volta a se dividir, e assim continua o processo. Nesta divisão, chamada de mitose, duplica-se o número de cromossomos (ou seja, o ADN) e cada um dos jogos duplicados constituirá a dotação cromossômica de cada uma das duas células-filhas em formação. Na formação dos gametas, acontece uma divisão celular especial das células germinais, chamada de meiose, na qual se reduz à metade sua dotação cromossômica; só se transmite a cada célula nova um cromossomo de cada um dos pares da célula original.