Texto: NA RAÇA E NA CORAGEM: FEIRANTE RECOLHEU 650 KG DE LIXO DE RIO DO DF
Preocupado com o meio ambiente e a conscientização por parte da sociedade, o ativista ambiental e técnico em telefonia celular José Valdemir Brito de Araújo, de 40 anos, decidiu criar um projeto para recolher lixo de córregos e rios do Distrito Federal. A ação começou em outubro do ano passado, em plena pandemia do novo coronavírus e, de lá para cá, já tirou mais de 650 quilos de resíduos das margens do córrego do Bananal.
O projeto batizado de Mayim, que significa água em hebraico, tem a finalidade de recuperar parte do curso d’água, captando os resíduos flutuantes ou que estão na beira do córrego. Certo dia, quando pedalava pela área, Valdemir estava às margens do Bananal quando se deparou com grande quantidade de lixo descartado no local.
“Era uma quantidade considerável. Absurda. Nesse momento, decidi que iria voltar com sacos de lixo para realizar uma limpeza e dar uma amenizada no aspecto visual do local”, conta.
[...]
O idealizador do projeto fala que não recebe ajuda financeira para limpar o lixo acumulado. Em outras visitas, ele teve o apoio de um colega de profissão, o também técnico em celulares Osmero Pereira Filho, 61. Para conseguir conciliar o projeto com a rotina de trabalho, em uma banca própria na Feira dos Importados, o recolhimento dos resíduos acontece apenas às segundas-feiras.
Parte do objetivo do técnico em telefonia celular é conseguir que mais pessoas criem conscientização ambiental. Após a repercussão de sua iniciativa, ele passou a explicar para os outros sobre a importância da preservação do meio ambiente e como pequenas iniciativas podem fazer a diferença.
“Que as escolas e as faculdade vejam. A água é um patrimônio de todos. Da criança ao idoso, todos nós precisamos de água para sobreviver. É dar oportunidade de uma qualidade de vida melhor, retirando dali aquilo que não deveria estar lá. Que possamos fazer o que estiver ao nosso alcance para realizar um trabalho de excelência e evitar que a água venha a perder a qualidade. Recuperar o máximo possível para a situação não piorar e ficar ainda mais alarmante”, pontua.
[...]
Após o recolhimento, Valdemir ainda faz a separação para dar a destinação correta a cada tipo de material. Todo o lixo é encaminhado ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU), para o descarte ou reciclagem. Entre os resíduos recolhidos estão: pneus de caminhão e de veículos utilitários, garrafas de vidro e de plástico, carrinhos de lixo, roupas em estado de decomposição, ferro, alumínio, malas, carcaças de ar-condicionado, colchonete, edredom, cobertores, carpetes e calçados variados.
[...]
“A água é o nosso bem comum e temos de preservar. Nós, cidadãos, costumamos reclamar muito do poder público, mas será que estamos fazendo a nossa parte? Então, decidi agir e está rendendo bastante frutos. Tem muito ainda a ser feito. A natureza está pedindo socorro. A ideia é não parar e continuar com essa iniciativa para que ela possa seguir em frente”, finaliza.
Diferença entre oração e período
Vamos começar do título do texto: "Na raça e na coragem: feirante recolheu 650 kg de lixo de rio do DF."
Como vou saber que acabou um período e começou outro no texto? Pelo ponto final. Todo período tem que terminar por um ponto.
1- Qual é o verbo que aparece no título do texto?
2- Leia o terceiro parágrafo do texto. O primeiro período desse parágrafo é composto. Há quantas orações nesse período? Quais são os verbos? (Veja que são duas perguntas).
3- Leia novamente o quinto parágrafo do texto. No primeiro período desse parágrafo, o verbo é "vejam". Ver é uma ação. Ou seja, alguém está exercendo a ação de ver. Esse alguém que "vê" chamamos de sujeito. Nessa oração, há um sujeito que vê. Mas o verbo está no plural: "vejam". Então ou o sujeito está no plural também, ou é um sujeito composto, ou seja, há mais de um ser exercendo a ação de ver. Pergunta: qual é o sujeito do verbo "vejam" no texto?
4- Quantos períodos há no sexto parágrafo do texto? (lembre-se de que o que marca o fim do período é o ponto final.)
5- Qual é o assunto principal do texto?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
.
Explicação:
.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás