01) O que é literatura de cordel? Por que ela tem esse nome?
02) O que é xilogravura e qual a sua importância para a literatura de cordel?
03) Por que tal literatura é chamada de popular?
04) Quais as principais caracteristicas da literatura de cordel?
05) Qual o poeta mais famoso que representa esse tipo de literatura?
06) Dos nomes citados, quais você já tinha escutado falar?
07) Em que região do Brasil tal literatura predomina? Por que?
Respostas
Resposta:
1) Literatura de cordel é uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro. É um gênero literário feito em versos com métrica e rima e caracterizado pela oralidade e por uma linguagem informal. ... O nome “cordel” faz referência às cordas onde os folhetos ficavam expostos.
2) A importância da xilogravura na literatura de cordel está no fato de ajudar a divulgar a literatura de cordel que é tão popular. A xilogravura é de fácil confecção, em folhetos impressão que contam a história do cordel.
3) A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando que a população mais simples entendesse.
4) Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.
5) Os poetas Leandro Gomes de Barros (1865-1918) e João Martins de Athayde (1880-1959) estão entre os principais autores do passado.
6) Você que tem que dizer quais você já tinha ouvido falar.
7) No nordeste, pois foi lá que tal literatura surgiu.
Explicação:
Espero ter ajudado. Bons estudos!