• Matéria: História
  • Autor: mekeyjhulia07
  • Perguntado 4 anos atrás

Para Marx, há um conceito de que tudo aquilo que divide o ser humano, que o separa do mundo, de si mesmo, das coisas que ele criara; tudo aquilo que o separava da consciência que deveria ter, que o transformava quase em um autômato ou em um “animal desnaturalizado”; tudo aquilo que o mergulhava em uma espécie de sono do qual não parecia ser possível despertar, remetia em Marx ao âmbito desse conceito, a alienação.



Adaptado de: BARROS, José D’Assunção. O conceito da alienação para o jovem Marx. Tempo Social, revista de sociologia da USP. São Paulo. v. 23, n. 1, p. 223-245. Disponível em: . Acesso em 01 jul 2020.



Considerando o excerto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:



I. Independente de serem confortáveis ou não, há uma inibição dos sentimentos causado pela fragmentação da consciência e da determinação dos fatores emocionais.

II. Considerando os efeitos da alienação que fraciona a subjetividade, pode se perceber comportamentos instintivos nas ações, pensamentos e sentimentos em diversas vivências do cotidiano.

III. Considerando o papel da mediação e das relações sociais, e que a humanização se dá também como fruto da aprendizagem cultural, portanto, atualmente podemos produzir tanto a humanização quanto a alienação.

IV. Para Marx, ainda que exista a alienação, a sociedade é humanizada pelo simples fato de existir enquanto sociedade e suas relações de classe, essa humanização possibilita um desenvolvimento auto perceptivo no social.



É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: daurinhaadonai
0

Resposta:

estou em busca dessa resposta tambem...alguem nos ajuda...help

Explicação:


mekeyjhulia07: está na pagina 86 e 87
francielisantospedro: eu estou sem livro genteee
respondido por: gerlipedagoga
0

Resposta:Para Marx, há um conceito de que tudo aquilo que divide o ser humano, que o separa do mundo, de si mesmo, das coisas que ele criara; tudo aquilo que o separava da consciência que deveria ter, que o transformava quase em um autômato ou em um “animal desnaturalizado”; tudo aquilo que o mergulhava em uma espécie de sono do qual não parecia ser possível despertar, remetia em Marx ao âmbito desse conceito, a alienação.

Explicação:

Perguntas similares