A escravidão foi um momento em que o homem era OBRIGADO a servir quem o explorava, mas não existia forma alguma de troca ou benefício, e os que escravizados eram, viviam em horríveis condições. O estilo feudal se deu com o fim da Escravidão, como os que tinham sido escravizados não conseguiam de jeito nenhum arrumar emprego para se sustentarem e sustentar suas famílias, era realizada a troca de trabalharem com a força em troca de moradia e comida para eles e suas famílias 1. De acordo com o texto, o que possibilitaria alguém ser escravizado?
1. De acordo com o texto, o que possibilitaria alguém ser escravizado?
2. De que forma indivíduos podiam tornar-se servos durante a Idade Média?
3. Podemos dizer que as práticas escravistas realizadas durante a Antiguidade deixaram de existir na Idade Média? Como você chegou a essa conclusão?
plis
Respostas
Resposta:
Explicação:
1 - Era a exploração gratuita que possibilitava alguém ser escravizado.
2 - Após a Queda do Império Romano, em 476 d.C., as cidades romanas ficaram vazias devido a violência impetrada pelos bárbaros, assim, grande parte dos ex escravos romanos vão para os campos procurarem trabalho e segurança, havendo um grande êxodo urbano.
Assim, ao chegarem as propriedades dos Senhores Feudais, estes os empregavam em suas terras, prendendo-os a aquele pedaço de chão e os obrigando a produzirem durante todo o ano, 50% da colheita era do Senhor Feudal, além de pagaram diversas taxas, tais como:
- Corvéia: Trabalho compulsório no Manso Senhorial (área exclusiva do senhor feudal), deveria destinar 100% da produção a este;
- Talha: 50% da produção do Manso Servil ao senhor feudal;
- Banalidades: Impostos para usarem o engenho, forno e demais equipamentos dos senhores feudais;
Tostão de Pedro: Dízimo a Igreja.
3 - Devido a natureza jurídica dos escravos e servos. Os escravos eram tratados como mercadorias, foram destituídos da condição de ser humano, já os servos recebiam pelo seu trabalho, eram presos a terra e não podiam serem negociados.