No mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros - o que representa uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período, aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2021.
Em nossa disciplina de estatística, estudamos que uma variável pode ser quantitativa ou qualitativa. Ao consideramos o número de mortes por acidentes do trabalho nos anos de 2012 a 2020, essa variável é chamada de:
Alternativas
Alternativa 1:
Qualitativa.
Alternativa 2:
Qualitativa nominal.
Alternativa 3:
Qualitativa ordinal.
Alternativa 4:
Quantitativa discreta.
Alternativa 5:
Quantitativa contínua.
Respostas
Resposta:
3 alternativa
Explicação:
As variáveis qualitativas ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc.
A variável do número de mortes por acidentes do trabalho entre os anos de 2012 e 2020 é uma variável qualitativa ordinal (alternativa 3).
Uma variável qualitativa ordinal não envolve a contagem de número, apesar de servir como parâmetro, mas possui um ordenamento, como é o caso da classificação de queimaduras em 1º, 2º e 3º grau.
As variáveis quantitativas podem ser usadas para determinar qual o grau da escala que será utilizada para determinar as variáveis qualitativas ordinais, como a determinação de um determinado número de queimaduras ou outro valor que permite a definição de uma ordem.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20849605