Estado, formado pela vontade coletiva organizada, sempre procurou colocar-se, nas diversas fases históricas, conforme os interesses e anseios da sociedade. É nesse sentido que a ação estatal na atividade econômica se formou ao longo do tempo. Ora o Estado é convocado para participar do desenvolvimento da atividade econômica, ora é destituído do exercício de tal atividade, sob a alegação de que não cabe a ele interferir em assuntos dessa natureza. É importante destacar que o papel de interventor assumido pelo Estado foi fundamental no desenvolvimento da ordem econômica e da sociedade organizada, principalmente nos períodos de crise enfrentados pelo capitalismo. Portanto, o papel do Estado é o de provedor do interesse geral, devendo ser direcionado à vontade coletiva, seja na ordem política/institucional ou na ordem econômica. Assim, o Estado agiu, quando convocado, para atuar como empresário na ordem econômica.
Respostas
respondido por:
21
Resposta: Alternativa 5:
I, II e III.
Alternativas...
I. O papel do Estado na atividade econômica pode variar de acordo com cada contexto social e histórico, sendo mais ou menos intervencionista.
II. Em tempos de crise, verificou-se a importância das ações do Estado para auxiliar a área econômica e o desenvolvimento social.
III. O Estado tem como premissa o fortalecimento do setor privado visando o desenvolvimento da atividade econômica.
Explicação: É importante destacar que o papel de interventor assumido pelo Estado. Não tem essa de ser mais ou menos como afirma a alternativa 1. Já na terceira alternativa. O foco do Estado sempre será o setor público e não o privado. Principio da Supremacia.
I e II, apenas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
I, II e III.