• Matéria: Português
  • Autor: giihs991316
  • Perguntado 3 anos atrás

Identifique a única alternativa que é uma oração subordinada adjetiva restritiva.

a) O funcionário , que precisa da declaração para manhã , esta saindo.

b) A moça , que esta la fora , disse que o assunto é urgente.

c) Enviei presentes aos meus priminhos , que fizeram aniversário este mês.

d) Acabei com a sobremesa que estava deliciosa.

e) Acabei com a sobremesa que era de coco.

Respostas

respondido por: Carambolas02
6

Resposta:

Alternativa e) Acabei com a sobremesa que era de coco.

Explicação:

Essa é uma oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela especifica qual a sobremesa que eu acabei. Isso significa que havia outras sobremesas, mas a sobremesa que eu acabei era de coco.

Se usássemos vírgula, essa informação se tornaria uma explicação e, assim, a oração seria subordinada explicativa: “Acabei com a sobremesa, que era de coco.”. Seria o mesmo que dizer: Havia uma sobremesa. Ela era de coco e eu acabei com ela.

Espero ter ajudado ✅


giihs991316: Muito obrigado , me ajudo mtt.
Carambolas02: de nada ratinho
Carambolas02: de nada ratinho
Carambolas02: saiu duas vezes kakai
respondido por: laisafreitas17
1

Explicação:

a) Os documentos do cliente, que foram enviados ontem, estavam lacrados.

Oração subordinada adjetiva explicativa, porque ela contém uma explicação. Nela se informa que todos os documentos do cliente estavam lacrados. É o mesmo que dizer: "Os documentos do cliente foram enviados ontem. Todos estavam lacrados.". A oração subordinada explicativa sempre é separada por vírgulas.

O sentido da oração muda sem o uso da vírgula, pois ela restringe ou faz uma limitação, por isso, “Os documentos do cliente que foram enviados ontem estavam lacrados.” é uma oração subordinada restritiva. Ela significa que apenas os documentos do cliente que foram enviados ontem estavam lacrados, mas os documentos do cliente que foram enviados em outro dia, não estavam lacrados.

b) Os documentos que você pediu estão na sua mesa.

Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe, ou reduz, os documentos para apenas aqueles que você pediu, ou seja, há mais documentos, mas apenas os solicitados foram colocados na mesa.

c) Os estudantes que vieram à exposição ficaram deslumbrados.

Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para um grupo de estudantes, que são apenas aqueles que vieram à exposição.

Se usássemos vírgula, essa informação se tornaria uma explicação e, assim, a oração seria subordinada explicativa: “Os estudantes, que vieram à exposição, ficaram deslumbrados.”. Seria o mesmo que dizer: Todos os estudantes vieram à exposição e ficaram deslumbrados.

d) Os cidadãos que são cumpridores dos seus deveres não precisavam estar aqui.

Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para alguns cidadãos, que são apenas os que cumprem os seus deveres.

e) Os clientes que são incumpridores merecem o atraso.

Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para alguns clientes, que são apenas aqueles que são incumpridores.

Se usássemos vírgula, essa informação se tornaria uma explicação e, assim, a oração seria subordinada explicativa: “Os clientes, que são incumpridores, merecem o atraso.”. Seria o mesmo que dizer: Todos os clientes são incumpridores e, por isso, merecem o atraso.

Perguntas similares