oAJUDEMMMM POR FAVORRR
01- você achou o texto interessante? por que?
02- de acordo com o texto, gramáticos definem a palavra de um modo e poetas, de outro. Qual é essa diferença?
03- Releia a classificação apresentada no início do texto e responda o que você já sabe sobre esse assunto?
04- As definições apresentadas no texto correspondem às utilizadas em um dicionário? Que tipo de significado é atribuído as palavras no texto?
05- responda:
a) Por que o texto considera pequenas as palavras "microscópio" , "minúsculo" , "molécula" , "partícula" , "quinhão" , "grão" e "covardia"?
b) porque o texto afirma que "shazam" , "abracadabra" , " pirlimpimpim" , "sim" , " não" são palavras mágicas?
c) porque o texto associa "Enigma", "trigonometria", "adolescente" e "casal" as palavras complicadas.
d) porque as palavras " eu " , "um" , " apenas " e "sertão" são relacionadas as palavras sozinhas?
06- no texto, a palavra "madrugada" é considerada bonita. escreva Sua percepção sobre as palavras a seguir:
a)abraço:
d)casa:
b)tristeza:
e)desculpa:
c)amanhã:
f) mágica:
07- Explique a seguinte afirmação encontrada no texto: palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra palavra palavra não diz nada, é só letra e som.
Respostas
Resposta:
1) Sim, pois eu não tinha parado para analisar a abundância de palavras no vocabulário Brasileiro, achei deveras interessante a análise que o autor promove em torno de tantas palavras que se passam comum no dia a dia de alguém, mas que paradas para ver, são tão formosas.
2) Gramáticos definem a palavra como uma unidade da língua escrita, situada entre dois espaços em branco, ou entre espaço em branco e sinal de pontuação. Já poetas descrevem a palavra pela alma, de um jeito mais amplo, mais imaginativo e criativo, como algo lindo, belo, como uma ligação infinita de palavras, formosas, rápidas, demoradas, difíceis, fáceis...
3) A classificação apresentada é muito supérflua, após o texto, compreende-se que as palavras passam milhões de vezes acima de ser só aquilo.
4) Não, o tipo de significado que é atribuido as palavras no texto são referências, oque a pessoa sente ao dize-la, queijo é uma palavra que remete ao alimento produzido pelo leite e outros ingredientes, mas ali, queijo é rato, pois ''remete'' faz referência a isso, não é uma classificação errônea, apenas uma classificação poética.
5) a) Pois microscópio é o instrumento utilizado para ver coisas muito pequenas, remete ao ''pequeno'', o minúsculo é algo muito pequeno, molécula é algo muito pequeno, partícula também, assim como quinhão, grão e covardia, são palavras que remetem ao pequeno, você não pensa num grão grande, nem numa partícula gigantesca, isso refere ao pequeno, raras e salvas vezes imaginamos o contrário.
b) Pois são palavras utilizadas em momentos de truques de mágicas, ditas em contos de mágicas, filmes de mágicas, livros de mágicas, ou seja, remete ao mundo mágico.
c) Enigma são coisas complicadas de se decifrar, trigonometria é uma palavra difícil de dizer, adolescentes são complicados, passam por uma fase complicada de entender, casais são complicados, e suas relações também. Ou seja, remete ao ''complicado''.
d) Eu é sozinho, se fosse junto de alguém, seria nós, um é sozinho, com alguém seria dois ou mais, apenas é sozinho, senão seria junto, sertão é uma área sozinha, isolada da sociedade brasileira, portanto todas elas remetem ao ''sozinho''.
06) abraço: Uma palavra amorosa.
casa: Uma palavra aconchegante.
tristeza: Uma palavra depreciativa.
desculpa: Uma palavra certa.
amanhã: Uma palavra longe.
mágica: Uma palavra irreal.
07: A palavra ''Palavra'' não diz nada, é só letra e som, oque a faz criar sentido e cor, é a interpretação que tomamos diante dela.
Espero ter ajudado, 1 hora fazendo isso kk.