(UFU-MG)
Terceiro El Niño mais intenso da história vai durar até 2016
O fenômeno climático El Niño, que reapareceu em março [de 2015], deve durar até o segundo trimestre de 2016 e pode ser um dos mais intensos da história, segundo as projeções anunciadas nesta quinta-feira pelo Centro de Previsão do Clima (CPC) dos Estados Unidos.
A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:
a) Explique o fenômeno climático exposto e sua relação com os ventos alísios.
b) Durante sua atuação, quais são as principais consequências ambientais e econômicas que o fenômeno apresentado desencadeia nas regiões Nordeste e Sul do Brasil?
Respostas
Resposta:
A) El Niño pode ser considerado como uma anomalia climática ou simplesmente um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Esse fenômeno foi observado primeiramente na costa do Peru e Equador sendo chamado de El Niño em referência ao Menino Jesus. Anomalia essa que Altera o clima local, regional e global, mudando os padrões dos ventos alísios, afetando assim, os regimes de chuva em varias regiões do globo.
O padrão de circulação dos ventos alísios em baixos níveis da atmosfera (de leste para oeste) e os ventos de oeste para leste em altos níveis da atmosfera, forma naquela região os que os climatologistas chamam de célula de Walker. Que é modificado “inverso” em anos de El Ninõ. Lembrado que esse fenômeno não só será responsável pelo aquecimento anormal dessas águas, mas também desfavorece um mecanismo da ressurgência, que é o afloramento de águas mais profundas e frias do oceano. Águas ricas em oxigênio dissolvido e vêm carregadas de nutrientes e micro-organismos que servem de alimento para os peixes daquela região.
B) O Brasil por possuir uma grande dimensão territorial “sofrerá” consequências bastante variadas. Em algumas regiões, o fenômeno poderá gerar secas extremas em outras chuvas torrenciais ou ainda elevação das temperaturas.
Na região Nordeste observa-se secas severas afetando, principalmente, a região conhecida como Polígono das Secas, que passa nesse momento a viver crises de escassez hídrica. Maximizando problemas ambientais como queimadas mais frequentes e a ampliação dos impactos da desertificação na região. Na questão econômica nota-se também crise pois a região nordeste tem como base econômica as atividades do setor primário.
Na região Sul as chuvas ficam acima da média assim como as temperaturas. Aumentando os casos de enchentes e deslizamentos nas áreas urbanas promovendo perdas econômicas. Nas áreas rurais essas enchentes iram ser responsáveis por perdas de lavouras destruição de estradas gerando o isolamento das populações afetadas.
SE PUDER, PFV MARQUE COMO A MELHOR RESPOSTA
O El Niño é um fenômeno natural que traz um aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico.
a) O fenômeno do El Niño traz grandes mudanças no clima durante determinado período devido o enfraquecimento dos ventos alísios, modificando o clima em diversas regiões do mundo.
b) Na região Nordeste do Brasil, o El Niño influencia diretamente no prolongamento das secas na região, e no Sul do país, traz o aumento intenso das chuvas. Tudo isso, traz prejuízos econômicos às regiões mencionadas.
O El Niño
O fenômeno do El Niño traz um aquecimento anormal das águas oceânicas. Diante disso, a distribuição da temperatura fica mal distribuída ao longo de diversas regiões do planeta.
O Brasil é um dos países que sofre bastante com as consequências do El Niño, passando por períodos intensos de estiagem na região Nordeste, até chuvas intensas no sul e sudeste do país.
Para saber mais sobre o El Niño, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/53343724
#SPJ2