• Matéria: Biologia
  • Autor: laurabatistel87
  • Perguntado 3 anos atrás

faça um resumo da republica e o surgimento do imperio romano


URGENTEEEEE


princessmanu009: Envolvendo esses dois assuntos em um resumo só? ou dois resumos sobre cada assunto?
laurabatistel87: dois resumos sobre cada assunto
princessmanu009: Claro. Estou fazendo agora!
laurabatistel87: agradeço!

Respostas

respondido por: princessmanu009
1

Resumo sobre a república:

O termo “república” deriva do latim Res Publica e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos.  

República é uma forma ou modelo de organização política que teve origem na antiga Roma, no século VI a.C., após a derrubada do último rei etrusco, Tarquínio, que tinha influência sobre a região do Lácio, na Península Itálica, onde está situada Roma.  

O Parlamento, hoje em dia, compõe a estrutura política tanto de regimes presidencialistas (nos quais o presidente é o chefe de governo e o chefe de Estado ao mesmo tempo), como o brasileiro e o estadunidense, quanto de regimes monarquistas, como o Reino Unido e o Japão (nos quais o chefe de Estado é o monarca, e o chefe de governo é o primeiro-ministro).  

importante ressaltar, porém, que as instituições republicanas foram transformando-se na Idade Média e na Idade Moderna até chegar aos modelos que conhecemos hoje, cujas matrizes principais vêm da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa.

Resumo sobre o surgimento do império romano:

No sistema político de império, o poder político estava concentrado na figura do imperador.  

Uma das estórias sobre a fundação de Roma é a célebre lenda dos irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, que viveram em 753 a.C.  

Dificuldade de administração: o império era muito grande e havia complicações para controle da gestão e da corrupção que o assolou;  

Invasões bárbaras: o exército precisou proteger o império das investidas de godos (visigodos e ostrogodos), hunos e germânicos (como os francos, anglos, saxões, vândalos, bretões e burgúndios);  

Elevados impostos: o estado tinha elevado custo para manter a construção de pontes, aquedutos, estádios e banhos públicos.  

Escassez de escravos: a redução das batalhas por conquistas de novos territórios prejudicou o sistema de renovação de escravos Oficialmente, o Sacro Império Romano-Germânico só terminará em 1806 com as guerras napoleônicas.

Eai moça(o)? Te ajudei? me conte nos comentarios dessa resposta!  obrigada pela confiança!

Bons Estudos.


laurabatistel87: eu nem sei como agradecer, serio você merece o mundo, muito obg mesmo!
princessmanu009: Por nada^-^
Perguntas similares