Iluuies ecologicos. Elabore um texto sobre os problemas ambientais que afetam os seguintes biomas brasileiros e as edidas que precisam ser adotadas para preservá-s)los.
Respostas
Resposta:
Desmatamento
Desmatamento na Amazônia brasileira, até 2013. Fonte: INPE. Elaboração: IPAM.
Publicidade
Banner Livro Um Século de Secas
O mapa acima indica as áreas desmatadas na Amazônia brasileira, até o ano de 2013, quando foi registrado um aumento de 28%, em relação à taxa de desmatamento identificada no ano anterior.
O desmatamento é uma das ameaças que atinge praticamente todos os biomas brasileiros, geralmente para atender a diferentes objetivos ligados à expansão econômica. Dentre suas graves consequências, estão: perda da biodiversidade, aumento do risco de extinção de animais silvestres e redução dos serviços ecológicos prestados pela floresta, como a manutenção do clima e do ciclo hidrológico.
Segundo Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado em 2016, o Brasil registrou, no período de 1990 a 2015, uma redução de quase 55 mil hectares no tamanho de suas florestas.
O bioma mais ameaçado pelo desmatamento é a Amazônia. Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a taxa de desmatamento anual estimada para a Amazônia Legal, por corte raso, para o período de agosto de 2018 a julho de 2019, foi de 9.762 km2/ano.
Essa taxa de desmatamento, estimada para 2019, representa um aumento de cerca de 30%, em relação à taxa de desmatamento apurada pelo Prodes 2018, que foi de 7.536 km².
A série histórica de registros do Prodes indica uma taxa média anual do desmatamento na Amazônia em torno de 6.307 Km2, tendo sido reduzida significativamente em relação ao pico de 27.772 km2, observado em 2004. Apesar da diminuição, a taxa de desmatamento ainda é considerada alarmante, pois no período de 1988-2010, a taxa acumulada de supressão da floresta da Amazônia correspondeu a cerca de 18%.
É importante destacar que o problema do desmatamento na Amazônia é bem mais grave e complexo, embora os números do Prodes demonstrem redução na taxa de devastação da floresta, em alguns anos. Vale lembrar que o monitoramento realizado pelo Inpe refere-se apenas ao "corte raso", ou seja, quando há a remoção completa da floresta, em área superior a 6,25 hectares. No entanto, estão em curso outros processos de destruição da floresta amazônica.
O desmatamento da maior floresta tropical úmida do mundo ocorre por vários motivos, tais como: aumento das áreas para exploração agropecuária, extração ilegal de madeira e garimpos.
Assim, quando se considera a combinação do "corte raso" com outras formas de degradação, incluindo os incêndios florestais para abrir fronteira para a agropecuária, o problema torna-se bem mais grave e em processo mais acelerado do que os dados do Prodes costumam demonstrar.
>> Leia também: 5 fatos que talvez não te contaram sobre as queimadas na Amazônia
O setor do agronegócio, por meio dos seus representantes políticos, da bancada ruralista no Congresso, tem alcançado mudanças na legislação ambiental que favorecem os grandes produtores e seu perverso modelo econômico. Tudo isso em detrimento da conservação da floresta e da distribuição dos benefícios da biodiversidade à população local.
Em 1997, o governo brasileiro estimou que cerca de 80% da madeira retirada na floresta amazônica, destinada ao mercado nacional e internacional, é proveniente de fontes ilegais e predatórias. Em muitos casos, as empresas extraem parte dessa madeira de áreas indígenas, unidades de conservação ou ainda de áreas públicas.
Diante disso, dado o papel de destaque exercido pela Amazônia na contenção do processo de mudanças climáticas, especialistas apontam que as perdas de carbono, causada pelo desmatamento da floresta, representam até 40%. A floresta brasileira estoca cerca de 90 bilhões de toneladas de carbono, correspondendo a 35% do carbono presente nas florestas tropicais no mundo.
O desmatamento está longe de ser um problema apenas da Amazônia. O Cerrado
Explicação: