Respostas
Eletricidade e Segurança.
A eletricidade está presente em todo momento, desde o lar até as indústrias. Com o passar dos anos a demanda de consumo de eletricidade vem aumentado cada vez mais.
A eletricidade é uma das maravilhas do mundo, mas ao mesmo tempo é uma das mais vilãs em questão de segurança no trabalho. As pessoas estão cada vez mais expostas a esse perigo invisível, incolor e inodoro.
A eletricidade pode comprometer a vida das pessoas direta ou indiretamente afetando na saúde e segurança. O trabalho com eletricidade deve-se adotar medidas de segurança, por isso com o passar do tempo as normas que tratam sobre o assunto vêm se modificando e evoluindo, tornando os serviços com eletricidade mais seguros e ágeis.
As pessoas tendem a desprezar os riscos que a eletricidade impõe e falham nos momentos de tratá-la com o respeito que ela exige. Os riscos associados à eletricidade são reais e podem afetar qualquer pessoa.
O ser humano e os animais já eram submetidos aos riscos de choque elétrico antes mesmo da humanidade ter conhecimento da eletricidade. A eletricidade é muitas vezes citada como a “assassina silenciosa” Isso porque ela não pode ser degustada, vista, ouvida ou cheirada.
Ela é essencialmente invisível para os sentidos humanos. A eletricidade há muito é reconhecida como um grave perigo no ambiente de trabalho, expondo os empregados ao choque elétrico, o qual pode resultar em eletrocussão, graves queimaduras, ou quedas que resultam danos adicionais ou até mesmo a morte; bem como queimaduras e explosões causadas pelos arcos elétricos