• Matéria: História
  • Autor: alinnxz
  • Perguntado 3 anos atrás

comente sobre o Atentado da Rua Tonelero.

Respostas

respondido por: Meninademarte7
2

Resposta: O atentado da rua Tonelero foi uma ação violenta, com viés político, que visou o assassinato do jornalista e político Carlos Lacerda, na madrugada do dia 5 de agosto de 1954, em frente à sua residência.

Explicação:

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

Quem foi o mandante do atentado da Rua Tonelero?

Gregório Fortunado

As investigações concluídas pela Aeronáutica descobriram que Gregório Fortunado foi o mandante do Atentado da Rua Tonelero. Fortunato era chefe de segurança do Palácio do Catete, o palácio presidencial.

Quem matou o major da Aeronáutica?

Os tiros disparados feriram o pé de Carlos Lacerda e mataram o major Rubens Vaz. A investigação subsequente indicou como mandante do crime o chefe da segurança pessoal do então Presidente da República, Getúlio Vargas, Gregório Fortunato, alcunhado de "O Anjo Negro".

O que aconteceu com Carlos Lacerda?

Inimigo político de Getúlio Vargas, Carlos Lacerda foi o grande coordenador da oposição à campanha de Getúlio à presidência em 1950 e durante todo o mandato constitucional do presidente, até agosto de 1954. ... Atingido de raspão em um dos pés, Lacerda foi socorrido e medicado em um hospital.

O que aconteceu em agosto de 1954?

8 de Agosto - Atentado da rua Tonelero: Após Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do Presidente, confessar ser o mandante do crime, a Aeronáutica assume o comando das investigações. A guarda pessoal do Presidente é extinta. ... No Palácio do Catete, o presidente Getúlio Vargas suicida-se com um tiro no coração.

O que foi o atentado da Rua de Tonelero que forma este evento se associou ao suicídio de Getúlio Vargas?

O atentado da Rua Tonelero – tentativa frustrada de assassinar Carlos Lacerda – ampliou a crise política existente no governo democrático de Vargas e pavimentou o caminho para seu suicídio.

Espero ter tirado suas duvidas com Toneleiro :)

Perguntas similares