O conhecimento proporciona ao indivíduo a oportunidade de migrar de um estado de desconhecimento para um estado de sabedoria. Por mais fugaz que seja esse conhecimento, proporciona a substituição do caos pela ordem, da ignorância pelo saber.
BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida. Metodologia da Pesquisa Científica.
Com relação aos conhecimentos, leia atentamente as afirmações abaixo:
I. O conhecimento valorativo tem seu ponto de partida em hipóteses submetidas às observações que posteriormente são verificáveis. Exige um conjunto de enunciados distintamente correlacionados, sendo racional. Suas hipóteses convergem para uma representação da realidade.
II. Também conhecido como senso comum, o conhecimento popular está embasado nas experiências de vida e é utilizado desde os primórdios da civilização. Trata-se de um saber que se adquire por meio das vivências, passado de pai para filho, de geração em geração. Envolve tradições, costumes, normas, hábitos.
III. O conhecimento filosófico é aquele que valida e comprova aquilo que quer provar. Lida com experimentação, fatos e observação e por isso também é conhecido como valorativo. Aliado às tecnologias, é o que mais tem aproximado a humanidade da qualidade de vida que tanto almejamos, proporcionando avanços no campo da saúde, segurança, educação.
IV. O conhecimento religioso utiliza-se da razão, mas fundamenta-se essencialmente na fé. Parte da dedução, de uma realidade universal seguindo no sentido de realidades particulares, envolvendo verdades indiscutíveis e infalíveis. Aceita a existência de divindades que revelam aos humanos as verdades que precisam conhecer. Busca explicar medos humanos que a ciência não consegue explicar.
É correto apenas o que se afirma em:
A- I, III
B- II, IV
C- I, II, III
D- I, II, V
E- II, III, IV
Respostas
Resposta:
I,II,III
Explicação:
Resposta:
Afirmativa correta: B - II, IV
Explicação:
A III está incorreta, pois:
- Conhecimento filosófico: É racional e deve ter como objetivo a busca da verdade. Ele é sistemático e procura a raiz das coisas, usando o rigor lógico. O conhecimento filosófico busca os “porquês” de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano em busca de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular, desde assuntos corriqueiros até os mais difíceis tais como: De onde viemos? O que é o tempo? O que é o sentido da vida? Quem é o culpado pelo crime? Quem está com a razão? Na política e na economia existem sempre segundas intenções?, etc.
Exemplos: o aluno quando está estudando ou resolvendo problemas das mais diversas disciplinas escolares, o perito criminal buscando provas de um crime, o juiz ao julgar condenando ou defendendo, os advogados defendendo suas causas, o árbitro julgando os lances de um jogo de futebol, etc.
- A IV está correta, pois:
Conhecimento religioso: Fundamenta-se na fé, mas também usa a razão. Usa a dedução, partindo de uma realidade universal para dar sentido a realidades particulares. Parte da compreensão e da aceitação da existência de uma divindade (ou várias), que seria a razão de ser de todas as coisas. A divindade revela-se aos humanos e concede-lhe suas verdades. Dessa maneira, a razão não precisa compreender esses dogmas, mas aceitá-los. É esse processo que o conhecimento teológico investiga e tenta explicar. Esse conhecimento também vem a preencher uma lacuna no ser humano que a ciência não conseguiu resolver: as angústias, os medos (da morte, eternidade, etc), os traumas, as incertezas, o vazio existencial que leva muitos a suicidar-se, a esperança em uma cura impossível, a assistência aos órfãos, idosos, drogados, etc. O lado ruim desse conhecimento é que muita gente, sem perceber ou sem refletir, acaba aderindo à alienação, ao comércio da fé, à intolerância e até à violência. Não deixa de ser um sistema de poder com influência no meio político.
Como a alternativa IV só tem nas letras B e E, podemos eliminar a letra E pois a afirmativa III está incorreta.