16 - (IFSC/2016)
A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias atuais tem sido a história da luta de classes. (...) A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas (...) A sociedade divide-se cada vez mais em duas grandes classes opostas: a burguesia e o proletariado. (...) Todos os movimentos históricos têm sido, até hoje, movimentos de minorias ou em proveito de minorias. O movimento proletário é o movimento espontâneo da imensa maioria, em proveito da imensa maioria. Proletários de todos os países, uni-vos!
(MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Ched, 1980. p. 8-55)
Dentre as diversas consequências da Revolução Industrial, tais como as precárias condições de vida, trabalho e salário da classe operária, configurou a Questão Social, contexto que fez emergir as ideias socialistas no século XIX. Sobre as principais ideias dos pensadores socialistas ainda presentes na sociedade contemporânea, marque no cartão-resposta a soma da(s) proposição (ões) historicamente CORRETA(S).
01. Karl Marx e Friedrich Engels, em obras como O Manifesto Comunista e O Capital, propuseram as ideias estruturantes do que se convencionou denominar de Socialismo Científico ou Socialismo Marxista.
02. Os principais representantes do designado Socialismo Utópico foram Voltaire, Montesquieu e Rousseau. Foram assim denominados pelos socialistas científicos porque, apesar de criticarem o capitalismo e o subsequente liberalismo econômico, propuseram uma sociedade futura ideal, sem indicar os meios para torná-la real e factível.
04. Karl Marx, autor da obra Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, criticou a propriedade privada como sendo a origem das desigualdades sociais: o verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, disse isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para respeitá-lo. (...) Não escutem este impostor, pois os frutos são de todos e a terra é de ninguém.
08. Os comunistas defendiam uma revolução armada que derrubasse a burguesia do poder e implantasse uma ditadura do proletariado que estatizasse a propriedade privada dos meios de produção, como uma etapa necessária de transição para a sociedade comunista.
16. Para os anarquistas, os meios de produção deveriam ser transferidos à sociedade e não ao Estado, discordando e divergindo dos marxistas. Os anarquistas eram contra toda e qualquer forma de Estado. Bakunin defendia a luta armada, a greve e os atentados contra governantes. Kropotkin defendia a desobediência civil através do não pagamento de impostos, recusa ao serviço militar e não reconhecimento aos tribunais de justiça.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: Dá um total de 25 pontos. Marque a 01; 08; 16
Explicação: Por pesquisa e eliminação cheguei a essa conclusão :)
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás