• Matéria: ENEM
  • Autor: LuccasLatorre8416
  • Perguntado 3 anos atrás

Qual contexto social é apresentado nesse texto? A importância do comércio para a economia local. A produção de obras por artistas populares. A representação do crescimento econômico da burguesia. O fluxo migratório para os ambientes rurais. O trabalho realizado pela população da área rural.


deiapricila: ta ai anuncio chato letra c
nuvaisdoce: eu acho q é a E
matheusfsreal: Essa é a resposta gente: E) O trabalho realizado pela população da área rural.
lorhaynicristinyjesu: vlw gente

Respostas

respondido por: Konsuba
52

Resposta:

Eu acho que a alternativa correta é a E - O trabalho realizado pela população da área rural.

Pois o texto fala sobre o processo de "guia" da boiada... como no trecho:

"Nos flancos da boiada, aos recurvos galões

as éguas, vão tocando a reses fugitivas

os vaqueiros, com o sol nas pontas dos ferrões..."

Não sei se esta certo, caso esteja errado peço desculpas e se possível colocar a resposta correta nos comentários, obrigado!


S2B0R0N5: ta certo?
maria48994: Tá certa Ou não,têm como responder?
ellendesigner2005: esse foi oq explico melhor não? ;-;
ellendesigner2005: ah sla
ellendesigner2005: vou na E
ladybuggggg: de novo você meu amigo konsuba
respondido por: heloisagoncalves745
0

O contexto apresentado no texto diz respeito ao trabalho realizado pela população da área rural. A alternativa E está correta.

Contextos do trabalho rural

O texto descreve de forma poética e metafórica a lida do homem do campo com o gado, algo que reúne inúmeras atividades ao longo do dia, como dispersar o gado pelo pasto e mesmo o transferir de uma região para outra,  algo que começa ao nascer dia e transcorre durante todos os dias geralmente calorosos e cansativos.

Contudo, ao ler o texto é possível perceber que os vaqueiros são felizes em seu trabalho com a boiada e com os cavalos, estando empenhados em cuidar deles mesmo com todas as dificuldades que aridez do solo e as temperaturas altas impõem.

Segue o texto em estudo:

No estirão, percutindo os chifres, a boiada monótona desliza; ondulando, a poeira, em fulvas espirais, cobre toda a chapada em cujos poentes o sol põe uns tons de fogueira. Baba de sede e muge a leva; triturada sob as patas dos bois a relva toda cheira! Boiando, corta o ar a mórbida toada do guia que, de pé, palmilha à cabeceira... Nos flancos da boiada, aos recurvos galões as éguas, vão tocando a reses fugitivas os vaqueiros, com o sol nas pontas dos ferrões... E, do gado o tropel, com as asas derreadas quase riscando o chão, que o sol calcina, esquivas, arrancam coleando as emas assustadas...

Mais sobre o trabalho rural: https://brainly.com.br/tarefa/11463776

Anexos:
Perguntas similares