O Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural que predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV). Dentre as características do Feudalismo, marque a correta.
a) A sociedade possuía grande mobilidade social e a posse sobre terras determinava a posição social de cada indivíduo.
b) Os senhores feudais eram ligados por um sistema de proteção mútua sustentado pela troca de terras e pela fidelidade.
c) A maior parcela da população era constituída por nobres que juravam obediência a outros senhores mais poderosos.
d) Os suseranos deviam várias obrigações aos seus vassalos como o pagamento das taxas de banalidades e de corveia.
e) Os servos não tinham direito à própria vida e podiam ser vendidos para membros do clero e para senhores feudais.
Respostas
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Para responder essa pergunta é preciso conhecer o funcionamento básico do sistema feudal. Vamos alternativa por alternativa:
a) Errada. A sociedade feudal possuía baixíssima ou nenhuma mobilidade social, principalmente porque acreditava-se na predestinação, isto é, se você nasceu nobre é porque tem o sangue nobre, mas se nasceu servo, vai ser para sempre servo. A justificativa era que os servos sofreriam na Terra para garantirem seu lugar no céu, já os nobres tinham acesso garantido desde o nascimento. Existiam, portanto, três estamentos fixos: servos, nobreza e clero.
b) Correta. Além das terras garantidas pela herança, os nobres podiam prestar acordos de fidelidade entre si e esses acordos firmavam as relações de suserania e vassalagem. Ou seja, o nobre que oferecia a terra era o suserano e devia proteção ao outro, chamado de vassalo, que devia algumas obrigações ao seu suserano, como o serviço militar.
c) Errada. Grande parte da população era composta por camponeses e servos.
d) Errada. Como falado na B, os suseranos deviam proteção aos vassalos. Além disso, a corveia e as taxas de banalidade eram tipos de impostos e taxas, em geral abusivas, cobradas sobre os servos.
e) Errada. Diferentemente do sistema escravocrata, no sistema feudal os servos tem direito a própria vida e, apesar de suas péssimas condições de vida e de sua subordinação aos senhores feudais, não podiam ser vendidos como uma mercadoria.