Quando os atenienses desenvolveram a colonização em várias partes do litoral europeu, fundando colônias no sul da Itália, no litoral da França, no norte da África, entre outras, difundiram a lingua e o modo de viver e de pensar dos gregos. Contudo, o povo grego não vivia em um Estado único; ao contrário, viviam em cidades Estados que se contrapunham entre si. Após refletir sobre essa questão, responda: Por que podemos falar sobre esse povo como uma unidade cultural?
Respostas
Resposta:
História do Mundo
Artigos
Curiosidades
Cronologia
Civilizações
Exercícios de História
Disciplinas
Sobre Nós
Política de Privacidade
Envie uma sugestão
Anuncie
Contato
Civilização Grega - História da Civilização Grega
HOME GRÉCIA ANTIGA CIVILIZAÇÃO GREGA - HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO GREGA
Os gregos são originário da península Balcanica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram.
No século XX a.C. os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região, e os dominaram.
Como a superfície contínua da Grécia era bastante limitada, os gregos, passaram a habitar também as ilhas próximas, bastantes numerosas. A ilha de Eubéia ficava separada do continente pelo estreito de Euripes. Ítaca, Cefanônia, Córcira e Zaquintos localizavam-se no mar Jônico. Ao sul do Peloponeso, ficava Cítara, que representava uma etapa para a ilha de Creta, a mais extensa de todas. As Cícladas (Andros, Delos, Paros, Nexos) localizavam-se no Egeu, bem como as Espóradas (Rodes, Samos, Quios, Lesbos). Essas ilhas constituíam a Grécia colonial, constituídas por terras mais distantes: