"O imperativo categórico é, portanto só um único, que é este: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal."
(KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução: Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995, p. 59).
A partir da formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando:
Escolha uma:
a. A máxima que rege a ação a ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.
b. Está subordinada à vontade de Deus, que preestabelece o caminho correto para toda ação humana.
c. Ajusta os interesses egoístas de uns ao egoísmo dos outros, satisfazendo as exigências individuais de prazer e felicidade.
d. Privilegia os interesses particulares em detrimento de leis que valham universal e necessariamente.
e. É determinada pela lei da natureza, apoiando-se no fundamento do princípio de autoconservação.
Respostas
A alternativa A é verdadeira, pois Kant defendia a hipótese de que só se deveria agir de modo que a sua ação pudesse ser executada por todos os demais sem causar o caos social, de modo que a ética era pensada de um modo coletivo e contrário ao egoísmo.
A alternativa B é falsa, pois a ação ética está subordinada à razão, não à Deus.
A alternativa C é falsa, pois o objetivo é a superação do egoísmo e a atuação humana em moldes racionais e coletivamente válidos.
A alternativa D é falsa, pois os interesses particulares devem ser desconsiderados, o que deve ser considerado é o bem universal.
A alternativa E é falsa, pois as leis da natureza não determinam a moral, que é uma coisa humana, racional, e não natural, devendo ser determinada também por elementos racionais.
Letra A esta correta: A máxima que rege a ação a ser...