O Plano Marshall foi uma das ações do governo norte-americano motivadas pela rivalidade na Guerra Fria. Esse plano propunha:
a) o financiamento da reconstrução de países europeus destruídos pela Segunda Guerra.
b) a realização de golpes militares no sul da Europa.
c) o envio de espiões para executar as lideranças de esquerda na Europa Ocidental.
d) a imposição de embargos para os países da Europa Ocidental que não aderiram à Otan.
e) nenhuma das alternativas anteriores.
Respostas
Resposta:
O Plano Marshall propunha o financiamento da reconstrução de países europeus destruídos pela segunda guerra. ( alternativa a)
O programa Plano Marshall cujo nome foi homenagem ao seu idealizador, George Catlett Marshall, foi um reconstrução da economia dos países aliados, principalmente, Inglaterra, a França e a Itália, e claro, os Estados Unidos.
Foi oferecido um aporte (contribuição) de aproximadamente 18 bilhões de dólares para reconstruir edifícios e industrias. Além dos investimentos nas importações de alimentos e produtos industrializados.
Apesar do plano ter objetivo principal de reconstrução de economia, ele possuía outro objetivo adjacente, como a propaganda contra a URSS. Eles queriam conter os avanços do comunismo pelo mundo.
Explicação:
Resposta:
LETRA A
Explicação:
O Plano Marshall fazia parte da Doutrina Truman, o conjunto de estratégias formuladas pelos Estados Unidos para combater o avanço do comunismo. O plano consistia em disponibilizar grandes somas de dinheiro de maneira facilitada para as nações da Europa Ocidental. O objetivo era barrar o avanço do comunismo nesses locais.