Respostas
Resposta:
Os critérios que foram utilizados pelo geográfo Pedro Pinchas Geiger para regionalizar o Brasil foram os aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos, que os estudioso considerava bem distintos.
Portanto, segundo a classificação elaborada pelo geográfo em 1967 o Brasil possui 3 regiões geoeconômicas, também nomeadas como macrorregiões econômicas ou complexos regionais:
• Amazônia • Nordeste
• Centro-Sul
Região geoeconômica da Amazônia compreeende os estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, oeste do Maranhão e a maior parte do Mato Grosso.
Região geoeconômica do Centro-sul compreende os estados: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, sul de Tocantins, pequena parte do sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Goiás, e a maior parte de Minas Gerais.
Região geoeconômica do Nordeste compreende os estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, leste do Maranhão, e uma parte do norte de Minas Gerais.