• Matéria: Filosofia
  • Autor: mateushartwig3
  • Perguntado 3 anos atrás

1) – O que veio à Patrística explicar?

2) – Como foi desenvolvida a formação intelectual de Santo Agostinho?

3) – O que era o neoplatonismo?

4) – Santo Agostinho argumenta a supremacia do espírito sobre o corpo. O que quer dizer?

5) – O que era para Agostinho a precedência da fé?

6) – Como Agostinho reflete sobre os principais passos de sua trajetória antes de se converter ao catolicismo? THOMAS DE AQUINO

7) – Por que Thomas de Aquino reviveu o pensamento de Aristóteles? Explique.

8) – O tomismo de Thomas de Aquino parece ter nascido para quê? Está no texto.

9) – O que Thomas de Aquino ao retornar as obras de Aristóteles enfatizou?

10) – Que princípios básicos ele destaca nas obras?

11) – Escolha um destes princípios e relate sua importância.​

Respostas

respondido por: douglasdodozin
2

Resposta:

1.A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que gradualmente auxiliaram na construção da teologia cristã.

2.Agostinho estudou lógica, filosofia e retórica. Tornou-se um grande professor de retórica, sendo reconhecido no Império Romano. ... Por volta de seus 30 anos de idade, o intelectual começou a ouvir as pregações do Bispo Ambrósio, um importante clérigo, por conta de questões retóricas.

3.Neoplatonismo é o termo que define o conjunto de doutrinas e escolas de inspiração platônica que se desenvolveram do século III ao século VI, mais precisamente da fundação da escola alexandrina por Amônio Sacas ao fechamento da escola de Atenas imposto pelo edito de Justiniano, de 529.

4.Santo Agostinho defendeu a superioridade da alma humana, isto é,a supremacia do espírito sobre o corpo, a matéria. A alma teria sido criada por Deus para reinar sobre o corpo, para dirigi-lo à prática do bem. A verdadeira liberdade estaria na harmonia das ações humanas com a vontade de Deus.

5. discussão de Agostinho sobre a diferença entre fé cristã e razão. ... Isso significa que, para Agostinho, A FÉ REVELA VERDADES AO SER HUMANO DE FORMA DIRETA E INTUITIVA. Vem depois a razão, esclarecendo aquilo que a fé já antecipou. Há, portanto, para ele, uma precedência da fé sobre a razão.

6.Conhecendo a indentidadr dele!

7.Tomás de Aquino reviveu em grande parte, o pensamento aristotélico em busca de argumentos que explicassem os princípios e aspectos da fé cristã. - Ele fez da filosofia de Aristóteles um instrumento a serviço da religião católica, ao mesmo tempo em que transformou essa filosofia numa síntese original.

8.Preciso do texto : (

9.Ele auxiliou na reintrodução da filosofia aristotélica no pensamento europeu e atualizou a teologia cristã junto à filosofia medieval, tendo escrito sobre os conflitos entre fé e razão existentes no período.

10.Está aí o princípio operacional do pensamento tomista, adjetivo pelo qual passou para a história a filosofia inaugurada por Tomás de Aquino. A relação entre razão e fé está no centro dos interesses do filósofo. Para ele, embora esteja subordinada à fé, a razão funciona por si mesma, segundo as próprias leis.

11.A relação entre razão e fé está no centro dos interesses do filósofo. ... Ou seja, o conhecimento não depende da fé nem da presença de uma verdade divina no interior do indivíduo, mas é um instrumento para se aproximar de Deus. "Segundo Tomás, a inteligência é uma potência espiritual", afirma Lauand.

Explicação:

TENHAM BONS ESTUDOS = )

Perguntas similares