• Matéria: ENEM
  • Autor: monicavianasant4180
  • Perguntado 4 anos atrás

1 – leia os textos a seguir. texto 1 todos concordam que é muito louvável um príncipe respeitar a sua palavra e viver com integridade, sem astúcias nem embustes. contudo, a experiência do nosso tempo mostra-nos que se tornaram grandes príncipes que não ligaram muita importância à fé dada e que souberam cativar, pela manhã, o espírito dos homens e, no fim, ultrapassar aqueles que se basearam na lealdade. maquiavel, nicolau. o príncipe. são paulo: dpl editora, 2008. texto 2 ao separar completamente a lógica da ação política dos fundamentos da moral, ele diz que "o príncipe não é nem um livro moral, nem imoral; é apenas um livro técnico. cassirer, ernst. o mito do estado. lisboa: publicações europa-américa, 1961. a ética cristã medieval, as atitudes dos governantes e os estados estão, todos, subordinados a uma lei superior e transcendente. a ética, sob a visão de maquiavel, contrapõe-se a essa concepção afirmando que uma atitude não pode ser chamada de boa ou de má a não ser sob uma perspectiva histórica. relacione os textos e explique em que consiste a separação entre ética e política no pensamento filo- sófico de maquiavel.

Respostas

respondido por: 93318777emanuele
31

Resposta:

Em O Príncipe, Maquiavel defende a necessidade de se separar a moral do soberano da moral da sociedade. Suas ações têm valor por sua eficácia, sendo assim mesmo a crueldade ou a violência poderiam ser ações boas dependendo dos fins. Como dito no texto sua abordagem se desenha técnica e seu objetivo envolve a manipulação do poder do Estado.

respondido por: vchinchilla22
6

Sobre a separação entre ética e política no pensamento filosófico de Maquiavel, consiste numa análise na qual se explana que a ideia de que o Estado sobrepor a razão de qualquer outra consideração ética ou moral para manter o poder,

Maquiavel estabelece que a conduta prática do político busca o poder e prestígio a todo custo, independentemente de considerações éticas adiadas para esse fim, pois o fim importa mais do que os meios.

O político deve conquistar prestígio e autoridade por meio do uso da força, o que requer dispensar as considerações éticas e usá-las apenas como aparência.

Assim, o objetivo da política é a manutenção do poder do Estado, pelo qual  sua não cabe nos limites do juízo moral, o político deve fazer o necessário para conservar seu poder, não se tratando de uma decisão moral, e sim de uma decisão lógica.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/40200645

Anexos:
Perguntas similares