a) Como os indígenas eram tratados pelos jesuítas?
b) Por que o texto diz que o castigo era feito de maneira paternal?
c) qual a crítica que o próprio texto faz sobre o modo como os jesuítas agem?
)
Respostas
A)
Eram tratados como inferiores que deviam aprender a ser civilizadas através do trabalho e da religião.
B)
Por que os Jesuítas diziam agir como pais educando seus filhos.
C)
Os castigos a que os índios eram submetidos
Bons Estudos!
Questão A: Os indígenas eram tratados pelos jesuítas como se fossem "crianças" a serem "civilizadas" e frequentemente desrespeitados.
Questão B: O texto diz que o castigo era feito de "maneira paternal", pois os jesuítas se viam em uma relação paternal para com os indígenas, ao passo que os corrigiam como um pai corrige o filho - em uma visão europeia.
Questão C: O texto faz uma crítica irônica ao dizer que o castigo era aplicado de forma paternal, ou seja, faz uma crítica ao desrespeito da diferença cultural praticada.
Catequisação no Brasil
- A catequisação no Brasil se deu devido a vinda dos colonizadores portugueses ao Brasil.
- A Europa, passava pela Reforma Protestante, colocando em risco a soberania da Igreja Católica - que não se conformou com a situação.
- Aconteceu, então, a Contra-Reforma e o Concílio de Tentro para que se alinhassem questões que ajudariam a Igreja Católica a não perder seu poderio.
- Como estratégia criaram a Compania de Jesus, setor responsável por evangelizar pessoas, a quem pertenciam os padres jesuítas.
- Os jesuítas foram enviados ao Brasil juntamente com os colonos portugueses para impedir que os protestantes se expandissem e tomassem o território brasileiro.
Leia mais sobre Catequisação no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/23830803