Respostas
Resposta:
1939 – Início oficial do conflito com a invasão da Polônia pela Alemanha. 1940 – Invasão da Bélgica, Holanda e norte da França pelos alemães. ... Invasões japonesas à China. 1941 – União Soviética e Japão assinam pacto de neutralidade, enquanto a Alemanha ataca a União Soviética
Resposta:
A Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1939 e 1945, foi o maior conflito do século XX, com o maior número de vítimas na história da humanidade.
1 - Invasão da Polônia pela Alemanha (1939)
Um dos principais motivos da Segunda Guerra Mundial foi o desejo expansionista do Império Alemão. Em 1938, Hitler já havia anexado a Áustria e territórios da então Tchecoslováquia ao seu império e a Polônia era seu outro alvo.
Prevendo uma invasão alemã, a Polônia assinou um acordo com a França e a Inglaterra. Por meio desse acordo, esses países comprometiam-se a dar apoio militar à Polônia caso a Alemanha invadisse seu território.
Em 1° de setembro de 1939, as tropas alemãs invadem o território polonês e iniciam os combates. O exército da Polônia não era bem equipado e não conseguiu resistir aos ataques
2 - Massacre de Babi Yar (1941)
Nos dias 29 e 30 de setembro de 1941, um fuzilamento em massa durante cerca de 40 horas deixaria quase 34 mil pessoas mortas na cidade de Kiev, na Ucrânia, durante a ocupação nazista na cidade.
Kiev era conhecida por sua grande comunidade judaica e o nome do massacre refere-se ao local onde o fuzilamento foi realizado, uma ravina chamada Babi Yar.
Esse massacre foi realizado pelo Einsatzgruppen - um grupo nazista de extermínio que atuava contra os judeus. Kiev estava sob domínio nazista desde o dia 19 de setembro de 1941 e no dia 24 alguns prédios utilizados pela administração nazista foram atacados com bomba
3 - Cerco a Leningrado (1941-1944)
O cerco a Leningrado, cidade da União Soviética, foi uma ação de brutal violência das tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de terem assinado um pacto de não agressão em 1939, Alemanha e União Soviética eram rivais e a possibilidade de um conflito era quase inevitável.
O primeiro ataque de Hitler (1889-1945) à União Soviética foi a Operação Barbarossa, em 1941, quando cerca de 3,6 milhões de soldados da Alemanha invadiram a União Soviética. O exército alemão chegou muito próximo à capital Moscou, mas os soviéticos conseguiram afastá-los.
Os alemães então partiram em direção a Leningrado. Os soviéticos acreditavam que o exército alemão atacaria a cidade, porém a estratégia foi outra: os nazistas cercaram a cidade e não deixaram ninguém entrar nem sair.
4 - Ataque à base naval americana Pearl Harbor (1941)
O Japão, desde a década de 30, adotava uma postura agressiva e imperialista de expansão territorial na Ásia, especialmente em relação à China. Somado a essa postura, o Japão e os Estados Unidos, ao longo do século XX, já disputavam algumas regiões e sua relação tornava-se mais tensa.
No dia 7 de dezembro de 1941, o Japão ataca de surpresa a base naval americana Pearl Harbor, localizada no Havaí. O alvo foi escolhido devido aos interesses de expansão territorial do Japão nas ilhas do Pacífico.
Esse ataque causou cerca de 2500 mortes, porém o objetivo da ação - que era a destruição completa da base naval - não foi alcançado. Muitas embarcações americanas foram danificadas, mas a indústria naval dos Estados Unidos conseguiu recuperar as perdas em pouco tempo.
5 - Batalha de Stalingrado (1943)
A Batalha de Stalingrado - um dos mais sangrentos conflitos da Segunda Grande Guerra - aconteceu entre a Alemanha e a União Soviética e se estendeu de julho de 1942 até fevereiro de 1943.
Stalingrado era uma cidade soviética onde havia um importante parque industrial e uma passagem estratégica de petróleo. Sua invasão fazia parte da Operação Barbarossa, que buscava o domínio das cidades de Leningrado, Moscou e Stalingrado.
O ataque à cidade começou com um bombardeio e, em seguida, a invasão das tropas por terra. Hitler ficou obcecado em conquistar essa cidade e concentrou muitos recursos nessa batalha.
Os conflitos ocorridos na cidade foram extremamente sangrentos, os relatos dos soviéticos diziam que a situação era infernal e desesperadora.
6 - Invasão da Normandia (1944)
A invasão da Normandia, costa norte da França, aconteceu no dia 6 de junho de 1944. Parte da França estava tomada pelos alemães e essa invasão foi feita pelos países aliados, com o intuito de que as tropas alemãs recuassem.
Nesse dia, conhecido também como Dia-D, cerca de 1 milhão de soldados dos países aliados entraram no território francês pelas praias da região da Normandia.
A vitória dos aliados nessa invasão se deveu ao fator surpresa - os alemães imaginavam a invasão do território, porém enganaram-se quanto ao local por onde isso aconteceria. Além disso, o general Eisenhower (1890-1969) dos Estados Unidos recebia informações interceptadas dos nazistas, o que facilitou o ataque.
Esse episódio, junto com a Batalha de Stalingrado, foi um dos marcos do início da vitória dos aliados no conflito mundial.
Explicação:
bom isso é os acontecimentos que eu conheço da segunda guerra