)
Realizando experimentos derivados dos resultados de Crooks, em 1898 Thomson propôs um novo modelo atômico, onde o átomo era considerado uma esfera maciça com partículas negativas encrostadas. Este modelo ficou conhecido como pudim de passas.
Em 1910, Ernest Rutherford propôs um experimento onde uma fina folha de platina era bombardeada com um feixe de partículas , captadas por uma folha fluorescente coberta por sulfeto de zinco. Depois deste experimento, o modelo “pudim de passas” passou a não ser mais aceito. O resultado encontrado por Rutherford foi:
Selecione uma alternativa:
a)
As partículas passavam completamente pela folha de platina, resultado condizente com o modelo de Thomson.
b)
As partículas passavam completamente pela folha de platina, resultado que ia em contradição com o modelo de Thomson.
c)
Algumas partículas eram desviadas, outras refletidas e outras passavam através da folha, sugerindo que o modelo de Thomson era falho.
d)
Algumas partículas eram desviadas, outras refletidas e outras passavam através da folha, validando o modelo de Thomson.
e)
Nenhuma conclusão foi obtida com este experimento, sendo necessário outros resultados
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa correta letra c) Algumas partículas eram desviadas, outras refletidas e outras passavam através da folha, sugerindo que o modelo de Thomson era falho.
Explicação:
Algumas partículas α ao colidirem com o núcleo eram ricocheteadas, outras ao passarem próximas do núcleo tinham suas trajetórias desviadas, e outras que não passavam próximas e nem colidiam com o núcleo não sofriam desvios em sua trajetória. E dessa forma Rutherford concluiu que o átomo possui imensos espaços vazios, invalidando assim o modelo pudim de passas de Thomson.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás