Depois de analisar o texto sobre Dúvida Metódica, faça o que se pede a seguir: Leia com atenção as afirmativas a seguir e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, e justifique as que você considerar falsas.
1- ( ) A dúvida metódica tornou-se uma referência importantíssima e um clássico da filosofia moderna.
2- ( ) Um exercício de reflexão filosófica que enfatiza ao extremo o ato de duvidar foi chamada de “dúvida metódica” pelo filósofo francês Karl Jarspers.
3- ( ) Tal exercício de reflexão foi conduzido pelo filósofo de duas maneiras: metódica e radical.
4- ( ) Uma das maneiras de conduzir a reflexão foi chamada radical, porque a dúvida vai atingindo tudo e chega a um ponto extremo em que não é possível ter certeza de nada, nem mesmo de que o mundo existe.
5- ( ) Descartes começou seu exercício da dúvida questionando os sentidos como fonte segura de conhecimento.
6- ( ) Percebemos que Descartes concorda com o senso comum, pois a maioria das pessoas quase sempre confia naquilo que vê, ouve e sente, pois os cinco sentidos seriam a primeira e fundamental fonte de informações sobre o mundo que nos cerca.
7- ( ) A dúvida radical é chamada também de dúvida hiperbólica, isto é, maior do que o normal ou o esperado, exagerada.
8- ( ) A primeira determinação de Descartes na construção da dúvida metódica foi analisar as ideias ou crenças básicas que fundamentavam suas opiniões.
9- ( ) Um procedimento básico tanto na filosofia como nas ciências em geral: uma ideia falsa ou incerta pode ser o fundamento de uma boa explicação.
10- ( ) René Descartes cria o argumento do Deus enganador , com o qual, qualquer ideia vinda dos sentidos ou da razão pode ser enganosa.
11- ( ) Percebendo que seu argumento do Deus enganador se tornaria muito enfraquecido entre os teólogos e as pessoas que creem em Deus, Demóstenes cria um novo argumento, o chamado argumento do gênio maldito.
12- ( ) Para Aristóteles o gênio maldito poderia ser entendido como uma figura simbólica de qualquer outra coisa, pessoa ou ideia que seja capaz de nos levar ao erro.
13- ( ) A primeira certeza de Descartes deu origem a uma das mais célebres frases da filosofia: “Penso, logo existo.”
14- ( ) Uma das dicas de Descartes em seu método de reflexão que é aceita até os dias de hoje é que sempre que possível devemos partir do mais simples para o mais complexo.
Respostas
Resposta1- ( V ) A dúvida metódica tornou-se uma referência importantíssima e um clássico da filosofia moderna.
2- ( F ) Um exercício de reflexão filosófica que enfatiza ao extremo o ato de duvidar foi chamada de “dúvida metódica” pelo filósofo francês Karl Jarspers.
3- ( V ) Tal exercício de reflexão foi conduzido pelo filósofo de duas maneiras: metódica e radical.
4- ( V ) Uma das maneiras de conduzir a reflexão foi chamada radical, porque a dúvida vai atingindo tudo e chega a um ponto extremo em que não é possível ter certeza de nada, nem mesmo de que o mundo existe.
5- ( V ) Descartes começou seu exercício da dúvida questionando os sentidos como fonte segura de conhecimento.
6- ( F ) Percebemos que Descartes concorda com o senso comum, pois a maioria das pessoas quase sempre confia naquilo que vê, ouve e sente, pois os cinco sentidos seriam a primeira e fundamental fonte de informações sobre o mundo que nos cerca.
7- ( V ) A dúvida radical é chamada também de dúvida hiperbólica, isto é, maior do que o normal ou o esperado, exagerada.
8- ( V ) A primeira determinação de Descartes na construção da dúvida metódica foi analisar as ideias ou crenças básicas que fundamentavam suas opiniões.
9- ( F ) Um procedimento básico tanto na filosofia como nas ciências em geral: uma ideia falsa ou incerta pode ser o fundamento de uma boa explicação.
10- ( V ) René Descartes cria o argumento do Deus enganador , com o qual, qualquer ideia vinda dos sentidos ou da razão pode ser enganosa.
11- ( F ) Percebendo que seu argumento do Deus enganador se tornaria muito enfraquecido entre os teólogos e as pessoas que creem em Deus, Demóstenes cria um novo argumento, o chamado argumento do gênio maldito.
12- ( F ) Para Aristóteles o gênio maldito poderia ser entendido como uma figura simbólica de qualquer outra coisa, pessoa ou ideia que seja capaz de nos levar ao erro.
13- ( V ) A primeira certeza de Descartes deu origem a uma das mais célebres frases da filosofia: “Penso, logo existo.”
14- ( V ) Uma das dicas de Descartes em seu método de reflexão que é aceita até os dias de hoje é que sempre que possível devemos partir do mais simples para o mais complexo.
:
Explicação: