Maria tem olhos azuis (aa) e cabelos lisos( ll) e casada com José que tem olhos castanhos( Aa) e cabelos encaracolados ( Ll). Qual a probabilidade de nascer um filho desse casal de olhos azuis e cabelos encaracolados?
Resposta em fração: Me ajudem por favor? Desde já agradeço!
Respostas
A probabilidade desse casal ter um filho com essas características, na forma de fração é de 1/8. E para chegarmos nessa conclusão, primeiro temos que ter em mente algumas regras que nós geralmente vamos utilizar em exercícios da área da genética.
- E que regras são essas ?
São 3 regras importantes, são elas :
- E o que nos diz a regra do menino/menina ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade, de nascer um menino ou uma menina, devemos, obrigatoriamente, multiplicar ou somar por 1/2, isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de probabilidade de nascer um menino, e 1/2 (50%) de probabilidade de nascer uma menina.
- E o que nos diz a regra do E ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade, de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar cada possibilidade separadamente, por exemplo : ''qual a probabilidade, de nascer uma menina E um menino ?'', seria de 1/4 ou 25%. Isso porque nós vamos pegar a probabilidade de ser menino (1/2) e multiplicar pela de ser menina (1/2), logo : 1/2 x 1/2 = 1/4 = 25%.
- E o que nos diz a regra do OU ?
Semelhante à regra do E, essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar cada possibilidade separadamente, por exemplo : ''qual a probabilidade, de nascer uma menina OU um menino ?'', é de 100%. Isso porque nós vamos pegar a probabilidade de ser menino (1/2) e vamos somar pela de ser menina (1/2), portanto : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.
Sabendo dessas regras, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que Maria, possui olhos azuis (aa) e cabelos lisos (ll), e é casada com José que tem olhos castanhos (Aa) e cabelos encaracolados (Ll). Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade, em fração, de nascer um filho com olhos azuis e cabelos encaracolados.
- Vamos anotar o genótipo do casal :
- Certo, anotamos o genótipo do casal, e o que fazer agora ?
Perceba que a questão nos pediu 2 probabilidades, a probabilidade de ter olhos azuis, e a probabilidade de ter cabelos encaracolados. Evidentemente, teremos que fazer dois cruzamentos, um referente a probabilidade de ter olhos azuis (condicionado pelo gene ''A'') e outro cruzamento referente a probabilidade de ter cabelo encaracolado (condicionado pelo gene ''L''), depois basta multiplicarmos essas duas probabilidades, com a probabilidade de ser um menino, e chegaremos no resultado final de sua questão.
- Encontrando a probabilidade de ter olhos azuis :
a a
A Aa Aa
a aa aa
A partir da análise desse cruzamento, nós podemos inferir que :
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam o olho castanho.
1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa) e codificam o olho azul.
- Encontrando a probabilidade de ter cabelo encaracolado :
l l
L Ll Ll
l ll ll
A partir da análise desse quadro de Punnett, concluímos que :
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Ll) e codificam o cabelo encaracolado.
1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos recessivos (ll) e codificam o cabelo liso.
- Encontrando a probabilidade final :
1/2 (probabilidade de ter olhos azuis) x 1/2 (probabilidade de ter cabelo encaracolado) x 1/2 (probabilidade de ser menino) = 1/8 ou 12,5%.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/47052498
Bons estudos e espero ter ajudado :)