4. O trecho do artigo a seguir foi publicado no jornal O Menelick, que circulou na cidade de São Paulo em 1917 e constituiu a imprensa negra do início do século XX. Se antes da libertação o negro era uma coisa, uma besta, como diziam, depois dela continuava ser, pouco mais ou menos a mesma coisa, a mesma besta. Quando o negro era obrigado a trabalhar para o sustento do seu senhor e dos seus, precisava de algum cuidado para que o seu trabalho não faltasse: mas depois de livre, arranje-se. Diante, pois, desta situação, o nosso dever é de agitar as nossas energias a fim de que elas possam nos proporcionar os meios necessários à vida e sairmos da posição humilhante em que nos deixaram. VELHO, João. O que se vê. O Menelick, São Paulo, ano II, n. 14, 11 fev. 1917. a) Qual é a crítica exposta nesse trecho do artigo do jornal O Menelick? b) Identifique que proposta é feita às pessoas negras nesse artigo. c) Explique a importância da imprensa negra na organização dos movimentos de luta pela transformação da sociedade e de oposição às práticas racistas na Primeira República.
Respostas
respondido por:
2
A crítica exposta nesse trecho do artigo do jornal O Menelick é contra o preconceito racial existente no Brasil e também contra as práticas racistas na primeira república, algo que tristemente era comum durante o período pós-abolição da escravatura.
Porém os movimentos como o da imprensa negra foram fundamentais para que, ao longo do tempo, o racismo e o preconceito fossem combatidos, bem como as práticas explícitas de tal comportamento. O jornal O Menelick foi um jornal da imprensa negra paulista muito importante.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás