Uma montagem com duas fotos em momentos recentes da expressão religiosa e midiática circula nas redes sociais, retratando bem esse momento. A primeira fotografia é de abril de 2005, após a morte do Papa João Paulo II, o conclave no Vaticano anuncia a escolha de Bento XVI para assumir a cadeira papal. Em sua primeira aparição como Papa, uma fotografia capta a multidão de costas ouvindo o pontífice, sem aparecer nenhum aparelho tecnológico na foto. Em momento semelhante, outra foto no mesmo local, desta vez em abril de 2013, na posse do Papa Francisco. A multidão que assiste à primeira aparição do primeiro papa da América Latina estava toda com seus braços levantados, fotografando ou filmando com seus smartphones ou tablets. Um espaço de tempo de oito anos, em que um evento semelhante foi sentido e visto de formas diferentes.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Após uma breve reflexão no texto acima, identifique o principal motivador para que houvesse esta mudança de comportamento, assinalando a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O compartilhamento nas mídias sociais com o advento da internet, oportunizou uma vida mais orgânica nas comunidades de fé, onde a experiência vivida destaca-se em relação a vida digital, "posto, logo existo".
Alternativa 2:
A Igreja Católica Apostólica Romana é a única igreja que tem atuado nas redes sociais, a partir da escolha de novos Papas.
Alternativa 3:
O Papa Bento XVI é mais ortodoxo e portanto, avesso às mídias digitais e avanços tecnológicos, diferentemente do Papa Francisco.
Alternativa 4:
A cultura Latinoamericana é mais calorosa e receptiva, demonstrando mais efusivamente suas emoções e conquistas na internet, haja vista ser um dos continentes com maior número de usuários de mídias sociais.
Alternativa 5:
A transformação tecnológica influenciou a construção de uma cultura digital primando pelo registro e compartilhamento, e não pela vivência da experiência em si.
Respostas
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1
Resposta:
O compartilhamento nas mídias sociais com o advento da internet, oportunizou uma vida mais orgânica nas comunidades de fé, onde a experiência vivida destaca-se em relação a vida digital, "posto, logo existo".
Explicação:
pg 161/165
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