Os sistemas operacionais modernos lidam com diversos processos ao mesmo tempo, atribuindo a cada um desses os recursos necessários assim que disponíveis. Saber qual processo escolher para execução é uma decisão difícil, pois depende das características de cada processo, assim como do estado atual do sistema e da estratégia de escalonamento adotada.
Recentemente, você começou a receber e-mails de alguns professores se queixando da demora na resposta das requisições enviadas para as pesquisas. Você sabe que os professores precisam ter um certo nível de prioridade, contudo, os alunos não podem deixar de ser atendidos por longos períodos de tempo, porque os trabalhos deles também precisam ser entregues e você sabe como é ter a pressão de prazos como aluno.
Após uma análise do perfil das requisições enviadas, você conseguiu categorizá-las em três grupos com prioridade decrescente, respectivamente:
1 - Requisições de professores
2 - Requisições de alunos para projetos de pesquisa
3 - Requisições de alunos para trabalhos das disciplinas
Sabendo que você pode gerenciar o escalonamento das requisições, qual estratégia seria a melhor solução para esse problema? Por quê?
Anexos:
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
A estratégia que se encaixa como melhor solução é o algoritmo de escalonamento de múltiplas filas. A utilização dessa solução permite que as requisições possam ser categorizadas em diferentes níveis de prioridade, contudo, essa prioridade é flexível, pois, conforme várias execuções das requisições mais importantes, elas caem em nível de prioridade, permitindo que outras sejam executadas e não tomem todo o processamento delas.
Uma opção que pode ter passado em mente é o escalonamento por prioridades, contudo, essa alternativa não é viável, pois, se houver pelo menos uma requisição feita por um professor, as demais categorias de processos nunca serão executadas e essa é uma situação inaceitável.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás