ATIVID∆DE DE HISTÓRI∆ .
Pesquise sobre o discurso de Caetano Veloso, na ocasião de sua apresentação com Os Mutantes, no Festival da Canção, apresentando a música "É proibido proibir". Que relação pode ser estabelecida com o texto lido? Explique.
ME AJUDE POR FAVOR
DAREI MELHOR RESPOSTA NESSA PERGUNTA ⭐
Respostas
Resposta:
NESSA ÉPOCA O MUNDO VIVIA UMA REPRESSÃO COMO NUNCA ANTES TINHA PRESENCIADO, PAÍSES DE TODOS OS CONTINENTES ENTRAVAM EM CHOQUE COM QUEM ERA CONTRÁRIO À SEUS PENSAMENTOS E ORDENS DITATORIAIS, TUDO ERA PROIBIDO, MÚSICAS, VESTIMENTAS, MANEIRAS DE FALAR DE VIVER, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO SIMPLISMENTE ESTAVA DESAPARECENDO, E ATRAVÉS DA MÚSICA PESSOAS EM TODO O GLOBO ESTAVAM ALERTANDO E PROTESTANDO O QUE ESTAVA OCORRENDO, NO BRASIL VIVÍAMOS UMA DITADURA, QUE PRENDIA, MATAVA E EXILAVA, MUITOS FORAM ESSES, EXILADOS E MORTOS ENTRE ELES O PRÓPIO CAETANO QUE COM SUAS CANÇÕES, ATACOU AQUELE REGIME AUTORITÁRIO E ASSASSINO, CONSEGUINDO AOS POUCOS COM SUAS ATITUDES E MÚSICAS QUE PROTESTAVAM CONTRA OS ATOS QUE TRATAVAM DE PROIBIR A TUDO E A TODOS, QUE ESSE REGIME DE DITADORES E ASSASSINOS CHEGASSEM AO SEU FIM ANOS MAIS TARDE.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO.
O texto lido e o discurso de Caetano Veloso no Festival da Canção, tratam da urgência da luta por liberdade que se fazia presente naquela época, momento em que o mundo lutava contra a ascensão do conservadorismo e da repressão.
Caetano Veloso foi um artista de peso no que diz respeito à luta contra a ditadura militar, junto de outros grandes nomes como Chico Buarque e Gilberto Gil.
A maioria dos artistas que figuram no cenário da música popular brasileira foram militantes ativos na luta contra a ditadura, sendo muitas vezes perseguidos e exilados.
Este foi o caso de Chico Buarque, artista perseguido por sua peça de teatro Roda Viva e pela participação na Passeata dos Cem Mil, em protesto contra a ditadura militar.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11931609