Av2 - Práticas Pedagógicas em Educação Física: Práticas Corporais - Das Brincadeiras ao Esporte
1)
Ao estudar as práticas de aventura é abordado o usufruto de espaços públicos para uso e apropriação de praticantes de esportes de aventura. Destacou-se também sobre a necessária adaptação de espaços e materiais da escola para a vivência do mesmo. Ao pensarmos na reflexão sobre representações acerca do parkour e de outras práticas de aventura, quais dos objetivos abaixo o professor poderá eleger para suas aulas?
a)
O professor pode levar os alunos ao reconhecimento de que as práticas de aventura não envolvem nenhum tipo de risco ou perigo, bastando ao praticante ousadia e coragem.
b)
O professor pode levar os alunos a constatarem que todas as práticas corporais são acessíveis igualmente a toda a população, independente do poder econômico
c)
O professor pode levar os alunos ao reconhecimento de que os fatores motivacionais para a prática do parkour são iguais entre todos os praticantes.
d)
O professor pode levar os alunos ao reconhecimento de que as percepções sobre o parkour são semelhantes entre aqueles que apenas assistem e os que praticam.
e)
O professor pode levar os alunos a pensarem em alternativas democráticas para superação de preconceitos no território em que a escola está inserida
2 É de fundamental condição, conhecer a complexidade das práticas corporais para se elaborar uma proposta didática que atenda às reais necessidades formativas dos estudantes. Em relação ao ensino de jogos coletivos, com foco nas fases de desenvolvimento do jogo defendidas por Bayer e Garganta e de seus princípios operacionais, comuns a todas modalidades desportivas com bola, é possível afirmar que:
a)
São três as fases do desenvolvimento do jogo: "eu, bola, alvo".
b)
São quatro as fases de desenvolvimento do jogo: anárquica, descentração, estruturação, elaboração.
c)
São quatro três as fases de desenvolvimento no jogo: bola, adversários, colegas.
d)
São quatro as fases de desenvolvimento do jogo: aglutinação, reunião, análise, organização.
e)
Os princípios operacionais e as fases dos jogos significam a mesma coisa, ambos envolvem ações técnicas e táticas.
A ideia de introduzir o Parkour nas aulas de Educação Física, vai ao encontro das novas propostas de ensino, realizando uma releitura das práticas tradicionais curriculares, analisando a criação e a prática de novas atividades contemporâneas ao corpo discente. Leia as informações abaixo que estabelecem objetivos e estratégias no ensino desta prática cultural, analise-as, e assinale como verdadeiro ou falso.
a)
I-V; II-V; III-F.
b)
I-F; II-V; III-F.
c)
I-V; II-F; III-V.
d)
I-F; II-V; III-V.
e)
I-F; II-F; III-V.
4)
Diferentes práticas corporais aparecem a todo momento e algumas ganham muitos adeptos no mundo inteiro e se tornam referência para crianças e jovens. A escola pode incorporar essas inovações no campo da Educação Física e ampliar as referências dos estudantes. Dentre estas inovações estão as práticas de aventuras. Sobre o ensino das práticas corporais de aventura, é correto afirmar que:
a)
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c)
Somente a afirmativa I está correta.
d)
Somente a afirmativa II está correta.
e)
Somente a afirmativa III está correta.
5)
De maneira geral, tudo o que requer movimento é atividade física. No entanto, a atividade física se subdivide em vários elementos. Um deles é a prática corporal e outro é o exercício físico. A intervenção do professor de Educação Física envolve a importância da diferenciação entre os termos. Neste sentido, leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
a)
A atividade física e a prática corporal têm em comum o fato de promover aos seus adeptos o alcance de resultados esperados e comprovados cientificamente.
b)
A atividade física e a prática corporal têm em comum a intenção de desenvolvimento corporal ou a melhora da saúde, buscando melhorias na aptidão física do sujeito.
c)
A diferença entre atividade física e prática corporal são a intencionalidade e a consideração do praticante como sujeito social, fatores presentes mais fortemente na prática corporal.
d)
A diferença entre atividade física e prática corporal são a intencionalidade e a consideração do praticante como sujeito social, fatores presentes mais fortemente na atividade física.
e)
O treinamento físico nem sempre envolve a intenção do desenvolvimento da ação motora em si, por isso também pode ser considerado como atividade física.
claudiocoresma:
Respostas:
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
1: A; 2: B; 3: A; 4: C; 5: C.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA.
respondido por:
3
Resposta:
1- E
2-b
3-a
4-c
5-c
Cod. Atividade: .021959
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás