Até o início do século XX, bens culturais, como pinturas, esculturas ou livros, eram acessíveis somente às elites. A partir dessa época, mas sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, a reprodução desses bens começou a ser feita em grande quantidade, permitindo o acesso a cópias de obras de arte e de livros a imenso público. Não era mais preciso ir ao Museu do Louvre, em Paris, para ver a Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci; bastava ir a uma papelaria e comprar uma reprodução da imagem.
Em 1947, os sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer identificaram esse fenômeno, em que não apenas as mercadorias eram consumidas em massa, mas também manifestações artísticas e culturais.
a) Como Adorno e Horkheimer chamara este fenômeno? Por que eles escolheram este nome? *
Akakisuki:
Obrigado
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Para tanto, adota-se como principais referências aqui, além do já citado livro de Freud (1927/1997), o fragmento filosófico de Horkheimer e Adorno denominado O Conceito de Esclarecimento (Horkheimer & Adorno, 1947/1985).
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